Saúde H1N5

Gripe aviária: 34 testes no ES dão negativo e 4 seguem suspeitos

Casos descartados são de pacientes de Vitória e de Cariacica, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde

Por Regional ES

24/05/2023 às 06:20:41 - Atualizado há
Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

As 33 amostras de funcionários do Parque Fazendinha, em Vitória, onde uma das aves foi encontrada, e outra de uma servidora do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em Cariacica, deram negativo para gripe aviária. Outros quatro casos na cidade de São João da Barra, no Rio de Janeiro, também foram descartados.

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

A informação é do Ministério da Saúde, no início da noite da última terça-feira (23). A pasta informa que, com esse resultado, o Brasil tem quatro casos suspeitos para H1N5. Todos eles são moradores do Espírito Santo e estão com sintomas gripais.

THOMAZINE

A pasta informa que em relação à saúde pública, o cenário no país é de alerta e monitoramento.


"É importante ressaltar que a transmissão ocorre por meio de contato com aves doentes, vivas ou mortas. De acordo com o que foi observado no mundo, o vírus não infecta humanos com facilidade e, quando isso ocorre, geralmente a transmissão de pessoa para pessoa não é sustentada", destacou.

Na declaração de emergência zoossanitária por 180 dias, o Mapa segue alertando a população para que não recolha as aves doentes ou mortas e acione o serviço veterinário local.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

CRICARE

Outras 24 pessoas são monitoradas em Nova Venécia

Outras 24 pessoas são monitoradas em Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), elas possivelmente estiveram expostas ao vírus depois que uma ave foi diagnosticada com o vírus H5N1. Destas, apenas uma apresenta sintomas gripais e está em isolamento.

A informação foi divulgada pela Sesa na última segunda-feira (22). De todos os pacientes, apenas um apresentou sintomas gripais leves e, para esse caso, foi iniciado o protocolo de isolamento social (que ocorre na própria residência), tratamento e coleta de exames. A amostra coletada foi enviada para a Fiocruz.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES