A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Rickettsia. Conheça os principais sintomas da doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou nesta quinta-feira (22), a terceira morte por febre maculosa no Espírito Santo. Desta vez, em Conceição da Barra, município localizado na Região Norte.
Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Os outros dois óbitos ocorreram na Região Noroeste capixaba: o primeiro foi computado na última segunda-feira (19) , em Barra de São Francisco, e o outro em Colatina.
A Sesa informou que passou a registrar no Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, uma morte por febre maculosa que aconteceu em 2022 como sendo do ano de 2023.
Esse óbito é de um paciente do município de Colatina que foi contabilizado entre os 11 do ano passado. A pasta explicou que o paciente começou a apresentar os primeiros sintomas da doença em dezembro de 2022 e faleceu no dia 1º de janeiro de 2023.
A doença pode se apresentar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com alto grau de letalidade. Atualmente, a região de Campinas (SP) passa por um surto da doença.
Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram
CONHEÇA ALGUNS SINTOMAS
- Febre;
- Dor de cabeça intensa;
- Dor muscular constante;
- Diarreia;
- Dor abdominal;
- Náuseas e vômitos;
- Palmas das mãos e solas dos pés inchados e avermelhados;
- 2022: 25 casos confirmados; 10 mortes;
- 2023: (01/01 a 22/06): 12 casos confirmados; 3 mortes (Colatina, Barra de São Francisco e Conceição da Barra).
Vale destacar que não serão informados perfis de pacientes em observância à Lei Geral de Proteção de Dados, bem como ao princípio da liberdade e da privacidade. (Dados: SESA/ES)