TRABALHADOR

Operação conjunta da Decon, ANP e CPI dos Explosivos e Combustíveis interdita três postos na Região Metropolitana

Por Regional ES em 05/07/2023 às 19:28:07

Foto: Reprodução

Três postos de combustíveis tiveram suas bombas lacradas e foram fechados para atendimento ao público, na manhã desta quarta-feira (5), na Região Metropolitana durante uma operação realizada em conjunto entre a Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon), a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia Legislativa (Ales), presidida pelo deputado Denninho Silva (União).

Quer receber nossas notícias pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

[banner_de_paragrafo_1]

O foco da operação é o combate ao comércio clandestino e adulteração de gasolina, etanol e diesel, visando garantir uma melhor qualidade do combustível que é comercializado no Espírito Santo. Ao todo, 15 postos foram fiscalizados e três deles foram interditados por venderem combustível adulterado com excesso de metanol, conforme comprovação de laudos feitos por técnicos da ANP.

Segundo o órgão, a substância encontrada nas amostras é altamente tóxica podendo causar graves danos à saúde humana com a meta inalação, além de poder causar danos ao funcionamento dos veículos de baixa motorização.

O titular da Decon, delegado Eduardo Passamani, disse que recebe várias reclamações de consumidores sobre combustíveis de má qualidade.

"Recebemos todos os dias denúncias desse tipo. Vamos pra campo apurar e confirmamos as denúncias. Interditamos o local até que o proprietário se regularize. Enquanto isso, as investigações seguem no inquérito policial", disse Passamani.

Clique aqui e siga o RegionalEs no instagram

THOMAZINE

O presidente da CPI dos Explosivos e Combustíveis da Assembleia, deputado Denninho Silva (União), disse que também recebe denúncias e que as investigações vão continuar. Para não atrapalhar os trabalhos os nomes dos estabelecimentos não estão sendo divulgados.

"Vamos intimar os proprietários para prestarem esclarecimentos à CPI. Vamos apurar também as transportadoras, refinarias, enfim... o trabalho está só começando", disse. Já o especialista em regulação da ANP, Marcelo da Silva, disse que a agência atua em conjunto com outros órgãos e explicou como chegou aos postos.

"Temos um programa de monitoramento da qualidade dos combustíveis. Fomos convidados pela Decon e pela CPI para apurar. Encontramos presença alta de metanol no álcool. Se ingerido, pode matar. Se em contato com os olhos, pode cegar", explicou Marcelo.

Denúncias podem ser feitas pelo 0800-9700267 para a ANP e pelo 181 no disque-denúncia da PC. Não é necessário se identificar.


Foto: Reprodução

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Denninho

Comunicar erro
RS

Comentários

CIDADE FM