Aquecimento global, El Niño, eventos climáticos intensos e inesperados... com o objetivo de preservar vidas humanas durante excessos climáticos, a Prefeitura de São Mateus, através das Secretarias de Defesa Social e de Assistência Social, aproveitou o tempo bom e ensolarado para realizar um Simulado de Preparação para Desastres, em áreas da cidade que apresentam risco potencial em caso de intemperismo.
A ação aconteceu na última quarta-feira (09) na Ladeira do Besouro, Bairro Porto e Avenida Cricaré, locais onde, durante as fortes chuvas do final de 2022 e início de 2023, ocorreram deslizamentos de terra e registro de desabrigados por alagamento.
Com a participação de representantes das Defesas Civis Estadual e dos Municípios de São Mateus, Conceição da Barra, Pedro Canário, Jaguaré e Montanha, do Corpo de Bombeiros Militar e de servidores municipais, foi treinado o posicionamento de equipes e da sinalização de emergência.
Em seguida, as equipes percorreram os locais, conversando com a população – que recebeu positivamente a ação –, distribuindo cartilhas educativas e colando adesivos com orientações sobre os procedimentos adequados em caso de alarme da Defesa Civil.
PRESERVAÇÃO DA VIDA
"Estamos na Semana Estadual de Proteção e Defesa Civil, e esta é apenas uma das ações que planejamos executar. O treinamento realizado durante o tempo bom é que vai ajudar a preservar vidas durante a calamidade. Foi graças à ação rápida e enérgica que o Município de São Mateus conseguiu evitar a perda de vidas durante o fenômeno climático que atravessamos no final de 2022 e início de 2023" – relata o secretário de Defesa Social de São Mateus, Coronel Wagner Borges.