Ficará determinado que a empresa se manifeste no prazo de 20 dias, sob pena de apuração de eventual prática infrativa e aplicação de multa
O Procon-ES vai notificar a empresa 123milhas em virtude da suspensão das viagens que a empresa anunciou na última semana. Vale lembrar que no último dia 18, a agência de viagens online anunciou a suspensão temporária de alguns pacotes promocionais.
O Procon capixaba determinará à agência que seja dado um suporte imediato aos consumidores com o intuito de amenizar os transtornos.
Além disso, também ficará determinado que a empresa se manifeste no prazo de 20 dias, sob pena de apuração de eventual prática infrativa e aplicação de multa.
A suspensão de pacotes foi confirmada pela própria agência no último dia 18, em uma publicação no site da empresa. No texto, a 123milhas explica que suspendeu as emissões de passagens e pacotes da linha promocional (com datas flexíveis) com previsão de embarque entre os meses de setembro e dezembro de 2023.
A agência também explicou que as vendas desses produtos já haviam sido interrompidas dois dias antes (16 de agosto) e que apesar dessa suspensão, os demais produtos da empresa permanecem sem qualquer alteração.
De acordo com a empresa, a decisão pela suspensão foi tomada devido a "fatores econômicos e de mercado adversos".
Entre esses fatores esta a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada, e a taxa de juros elevada.
Em caso de prejuízo, segundo explica o Procon-ES, as reclamações podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site do Procon ou pessoalmente na sede da instituição, na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 935, Centro, Vitória, mediante agendamento pelo site.
Além disso, o Procon possui outra unidade localizada no Faça Fácil Cariacica, que também atende por agendamento pelo site.
Para o atendimento, os consumidores devem apresentar cópia dos documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, além dos comprovantes da viagem.
"Nós fomos surpreendidos com o anúncio da empresa de que estaria cancelando os pacotes adquiridos", disse o ministro.
"Diante disso, gostaríamos de compartilhar uma atualização importante relacionada ao produto PROMO (passagens aéreas com datas flexíveis). Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023.
Estamos devolvendo integralmente os valores pagos pelos clientes, em vouchers acrescidos de correção monetária de 150% do CDI, acima da inflação e dos juros de mercado, para compra de quaisquer passagens, hotéis e pacotes na 123milhas.
Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto".
* Com informações de Estadão Conteúdo