Realização da Prefeitura de São Mateus, a ExpoSama 479 Anos vem cercada de expectativa e ansiedade principalmente pelos comerciantes, que nos cinco dias de festa garantem uma renda considerável – e que foi muito celebrada nos anos anteriores.
Para assistirem os shows nacionais, muitas pessoas de todo o Estado e de várias regiões do País, com destaque para Minas Gerais e Bahia, organizam caravanas. É comum ver ônibus e vans fretadas por toda a Cidade, trazendo visitantes. "Tem aqueles que chegam próximo à hora dos shows, outros que vêm para passar o final de semana, todos consumindo" – disse o secretário municipal de Turismo, Adriano Oliveira, lembrando que o impacto positivo na economia também é verificado em vários segmentos do comércio, como vestuário, transporte, combustível, bebidas, serviços, entre outros.
DINHEIRO CIRCULANDO
A ExpoSama deve ultrapassar a geração de mais de 1.500 empregos diretos somente na Praça de Alimentação. Para se ter ideia, apenas a montagem da estrutura emprega cerca de 200 trabalhadores.
Em média, a Praça de Alimentação e outros pontos para comercialização de bebidas, lanches, salgados, totalizam mais de 150 barracas, apenas dentro da área de festa. Fora os ambulantes que trabalham no entorno e nos acessos.
E TEM MUITO MAIS
Tem ainda o Parque de Diversões, Rodeio Show e a 2ª Feira de Agronegócio, que em sua primeira edição, em 2022, movimentou, sozinha, um volume de negócios em torno de R$ 30 milhões.
São números consideráveis, que provam que investimentos públicos em eventos tem retorno mais que garantido. O setor envolve mais de 50 cadeias produtivas e movimenta mais de 350 bilhões por ano, o que representa cerca de 4,5% do PIB do País.