Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Medida aprovada

Servidora vítima de violência poderá ser transferida

Medida aprovada pela Assembleia assegura remoção de servidora para outro local como forma de protegê-la de agressor; projeto segue para análise do governo


Deputados realizaram sessões ordinária e extraordinária nesta segunda-feira / Foto: Lucas S. Costa

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei (PL) 660/2023, que assegura o direito à remoção para a servidora pública estadual vítima de violência doméstica e familiar. A matéria, de Alexandre Xambinho (PSC), foi aprovada na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) na última segunda-feira (28). Outras duas proposições foram acatadas numa sessão extraordinária.

Todas as três propostas tramitaram em regime de urgência, foram avaliadas em reuniões conjuntas das comissões pertinentes e tiveram como relator o deputado Tyago Hoffmann (PSB). Agora, seguem para sanção ou veto do governador Renato Casagrande (PSB).

Na relatoria do PL 660/2023, Hoffmann explicou que a iniciativa permite às mulheres mudarem de lugar e permanecerem no serviço público. Após a votação, Xambinho fez a justificativa de voto. "As servidoras públicas vão poder usar esse instrumento para sair do órgão de origem e ir para outro local e cidade para tocar sua vida de modo mais tranquilo e longe do companheiro que praticou violência doméstica", disse.

Fotos dos trabalhos em plenário

Capital do Cooperativismo

De autoria de Callegari (PL), foi acolhido na sessão extra o PL 689/2023, que concede o título de "Capital Estadual do Cooperativismo" ao município de São Gabriel da Palha, que possui tradição no segmento do cooperativismo, em especial, o ligado ao cultivo de café conilon.

"A cultura da cidade é baseada no trabalho cooperativo. A cooperativa não é para explorar os cooperados, mas para servir aos cooperados. É uma lição para o Espírito Santo e o Brasil", falou Callegari. "O município tem uma tradição em cooperativismo e uma das maiores cooperativas de café do Brasil e do mundo", exaltou Hoffmann.

Depois da votação, a deputada Raquel Lessa (PP), que já foi prefeita da cidade, fez a justificativa de voto. "O cooperativismo em São Gabriel é muito forte. A Cooabriel é a maior cooperativa de café conilon do Brasil. Temos ainda cooperativas de transporte, de escola e de banco. Quando a gente fala de cooperativismo, a gente fala de São Gabriel", salientou.


Aracruz

Por fim, foi aprovado o PL 709/2023, do Executivo, que autoriza o governo do Estado a doar imóvel ao município de Aracruz. A área possui 20 mil metros quadrados e fica localizada no bairro Jequitibá. O objetivo é que o espaço abrigue o Centro de Especialidades Médicas, cujas obras iniciaram há mais de 10 anos e não foram concluídas até o momento.

Novas proposições

Onze novas propostas foram lidas no Expediente para simples despacho e começaram a tramitar na Casa. Destaque para o PL 700/2023, de Denninho Silva (União), que obriga os espaços de saúde da rede pública e privada no Estado a disponibilizarem funcionária do sexo feminino para acompanhamento de exames ou procedimentos que induzam a inconsciência total ou parcial da paciente mulher. A matéria foi encaminhada para análise nas comissões de Justiça, Direitos Humanos, Saúde e Finanças.


Confira como ficou a Ordem do Dia da sessão ordinária:

1. Projeto de Lei (PL) 660/2023, de Alexandre Xambinho (PSC), que dispõe sobre o direito à remoção para servidora pública estadual vítima de violência doméstica e familiar. Aprovado.

Confira como ficou a Ordem do Dia da sessão extraordinária:

1. Projeto de Lei (PL) 709/2023, do governo do Estado, que autoriza o Poder Executivo a doar imóvel ao município Aracruz. Aprovado;
2. Projeto de Lei (PL) 689/2023, de Callegari (PL), que concede o título de "Capital Estadual do Cooperativismo" ao município de São Gabriel da Palha. Aprovado.


Ales

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!