Destaque Serra ES

Idosa de 92 anos que ficou sem consulta após percorrer mais de 300 km no ES finalmente é atendida em hospital

O retorno de Elízia Lobo de Souza, 92 anos, após uma cirurgia, foi marcado para o dia 5 de outubro após ela ter ido ao hospital e não ser atendida por falta de médico. A paciente teve a consulta remarcada para esta quarta-feira (6), na Serra, Grande Vitória.

Por Regional ES

06/09/2023 às 20:39:36 - Atualizado há
Elízia Lobo de Souza, de 92 anos, teve a consulta médica antecipada para esta quarta-feira (6), após percorrer 300 km do interior para a Grande Vitória. - Foto: Gilvandra Boldrin Bonomo

Depois de percorrer mais de 300 km e retornar para casa sem ser atendida no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, Grande Vitória, Elízia Lobo de Souza, de 92 anos, finalmente conseguiu realizar a consulta médica nesta quarta-feira (6). Na noite do dia 30 de agosto, a idosa saiu de Ecoporanga, no Noroeste do Espírito Santo, teve que voltar para casa sem atendimento porque a médica faltou.

CRICARE

"Consegui ser atendida. Saí de casa ontem [terça-feira] por volta de meia-noite e cheguei no hospital quase 7h da manhã. Minha consulta foi logo por volta das 8h. Agora tenho que pegar uma receita, fazer uns exames", disse Elízia.
THOMAZINE

"Depois da reportagem, entraram em contato comigo e marcaram para o dia 6 de setembro. Fui muito bem atendida, vim de ônibus e tô voltando de ônibus. Me deram café, almoço, as coisinhas. Foi ótimo", destacou.

Após o atendimentos de Elízia e dos demais pacientes, o ônibus retornou por volta das 13h desta quarta-feira.

Consulta foi antecipada

Funcionária do Hospital Dório Silva denuncia falta de EPIs — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Funcionária do Hospital Dório Silva denuncia falta de EPIs — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Na noite do dia 30 de agosto, Elízia também pegou um ônibus da prefeitura com outros pacientes do Hospital Estadual Dório Silva, e chegou à unidade por volta de 5h da manhã do dia seguinte para a primeira consulta após uma cirurgia que foi realizada em julho.


"Nós chegamos no hospital às 5h da manhã. Quando foi por volta de 8h, disseram que a médica havia faltado e minha mãe não poderia ser atendida, que remarcariam o retorno. A gente se sente desrespeitado. Fazer isso com qualquer ser humano não é certo", destacou.

Idosa de 92 anos percorre mais de 300 km para consulta no ES e é informada que não pode ser atendida porque médico faltou — Foto: Arquivo pessoal

Idosa de 92 anos percorre mais de 300 km para consulta no ES e é informada que não pode ser atendida porque médico faltou — Foto: Arquivo pessoal

Sem atendimento, Elízia também relatou o transtorno de não ter onde ficar até que todos os pacientes fossem atendidos para que o ônibus retornasse para o município.

"A gente senta, aí sente uma dor, a gente levanta, anda um pouquinho, depois a gente deita. Vamos fazer o quê? Não tem previsão pra voltar pra casa. É esperar o ônibus e voltar, mas enquanto isso a gente não ganha alimentação, a gente tem pouco dinheiro... Ficamos esperando", desabafou.

Na época, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) "informou que houve tentativas de contato para informar sobre a remarcação. A direção da unidade está realizando apuração interna para identificar o que impossibilitou o encaixe para o mesmo dia".

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES