Em uma combinação de destreza, velocidade e sincronia impressionante com seus animais, as Amazonas estão prontas para deslumbrar o público na Exposama 2023. O evento, que ocorrerá de 20 a 24 de setembro, será o epicentro da celebração do 479º aniversário de São Mateus, e contará com uma atração que sempre atrai multidões: a Prova dos Três Tambores foi confirmada pelo prefeito Daniel Santana.
Com um cardápio repleto de atrações, incluindo shows musicais de renome nacional, rodeio empolgante, um parque de diversões vibrante e uma Feira do Agronegócio repleta de oportunidades, a Exposama promete agitar São Mateus e encantar moradores e visitantes.
SINCRONIA, VELOCIDADE E HABILIDADE
"É a competidora em sincronia com o seu animal, numa prova que exige velocidade e habilidade em busca do menor tempo" – resumiu a Amazona Quécia Passos, que está confirmada como competidora e também é responsável pela organização junto com a empresa S.A Organização de Provas Funcionais.
Estão confirmadas competidoras de várias regiões do País, principalmente do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, além dos talentos locais, as Amazonas Quécia Passos, Ana Clara da Conceição, Maria Vitória da Conceição, Poliana Pedroni, Aline Correia, Juliana Souza e Isadora Rocha.
NÃO PERCA!
As emoções da Prova dos Três Tambores acontecerão na sexta-feira e sábado (dias 22 e 23), a partir das 20h, antes do rodeio, com a grande final agendada para o domingo (24), às 9h.
ENTENDA A PROVA
Não há limite de idade para participar dessa modalidade de competição equestre. O objetivo é fazer o contorno em volta dos tambores que ficam na Arena em forma triangular, a uma distância de 30 metros cada um. Ganha a competidora que fizer o percurso em menos tempo, pois o cronômetro é ligado quando o focinho do cavalo cruza a linha de partida.
O primeiro tambor deve ser contornado em giro de 360º da esquerda para a direita, e os dois últimos também devem ser contornados em um giro de 360º, porém, da direita para a esquerda.
COMO NASCEU
A prova teve início na década de 40, no Texas, Estados Unidos, mais precisamente em 1948, onde ocorreu a primeira prova e garantiu a participação das mulheres em rodeios.
No Brasil, a modalidade foi introduzida pela Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Quarto de Milha – ABQM, e o sucesso foi tão grande que, em 03 de outubro de 2003, a modalidade ganhou uma associação representativa nos rodeios, a Associação Nacional dos Três Tambores – ANTT.
A ANTT tem sua diretoria composta por mulheres e foi fundada exatamente para valorizar a modalidade e buscar melhores condições junto às organizações das provas e rodeios.