O governador do Estado, Renato Casagrande, autorizou, nesta sexta-feira (15), o início de obras de macrodrenagem, drenagem, pavimentação e sinalização em 15 vias públicas do bairro Campo Verde, no município de Cariacica. Com investimento de R$ 17 milhões, as intervenções serão executadas pelo Município com recursos provenientes do Fundo Cidades 2023 – Adaptação às Mudanças Climáticas. A solenidade aconteceu no Palácio Anchieta com a presença do prefeito Euclério Sampaio.
A macrodrenagem em Campo Verde contempla a instalação de 306 metros lineares de galeria com bueiro tubular na Avenida Central, que receberá também pavimentação e sinalização viária. Já outras 14 ruas do bairro serão contempladas com aproximadamente quatro quilômetros de drenagem e pavimentação em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) e sinalização viária.
"Esse é mais um importante investimento para o município de Cariacica e, em especialmente, para os moradores de Campo Verde. O bairro vai receber R$ 17 milhões para resolver o problema dos alagamentos que aflige tanto a população. As obras são muito um passo para tornar o nosso Estado mais adaptado às mudanças climáticas. Este ano, o Fundo Cidades é voltado exclusivamente para que a gente possa dotar nossos municípios de condições para minorar o efeito dessas mudanças no clima", disse Casagrande.
No bairro, existem 250 imóveis com 875 pessoas residindo em perímetros demarcados como área sujeita à inundação/alagamento. Após a realização das obras, a água da chuva será carreada para a galeria, na Avenida Central, e para o sistema de manilhamento a ser instalado nas 14 ruas. Ao final, desaguará no Rio Bubu.
Serão contempladas as seguintes vias: Rua dos Diamantes, Rua dos Brilhantes, Rua das Esmeraldas, Rua dos Rubis, Rua Primavera, Rua Jerusalém, Rua São Francisco, Rua das Palmeiras, Rua da Divisa, Rua O, Rua Urano, Rua Magnesita, Rua Safira e Rua Visconde do Rio Branco.
"Com os investimentos do Fundo Cidades, o Governo do Estado, em parceria com as gestões municipais, realiza investimentos que preservam vidas, evitam prejuízos materiais da população e promovem o desenvolvimento sustentável e integrado do nosso Estado", comentou a secretária de Estado do Governo, Maria Emanuela Alves Pedroso, ressaltando que o Fundo Cidades está inserido no eixo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas.