Após a rápida passagem de uma frente fria pelo Sudeste, os últimos dias do inverno terão sol e altas temperaturas na maior parte do Brasil. Segundo meteorologistas, setembro pode bater recordes de temperaturas. Em algumas regiões, os termômetros podem marcar 40ºC.
O motivo do calor é a presença de uma massa de ar extremamente quente, que vai cobrir o Brasil nos próximos dias. As altas temperaturas devem se concentrar principalmente na faixa entre Sul, Sudeste e Centro Oeste.
De acordo com a MetSul Meteorologia, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso do Sul devem ter temperaturas acima da média para o mês.
Brasil recebe alerta de calor e baixa umidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para baixa umidade na maior parte do país. Um território que abrange quase todo o Sudeste e o Centro-Oeste e parte do Nordeste, do Norte e do Sul está em alerta.
A maior temperatura registrada oficialmente até hoje no Brasil foi de 44,8°C em Nova Maringá (MT) em 4 e 5 de novembro de 2020. "Recordes mensais, e em algumas cidades até absolutos, podem cair neste evento de calor extremo", prevê a MetSul.
Como fica o tempo no ES nesta segunda-feira?
Nesta segunda-feira (18), o Espírito Santo deve ter sol entre nuvens, o que pode deixar o tempo mais abafado. Segundo o Incaper, pode chover rapidamente no começo do dia na faixa do extremo Norte. Veja como ficam as temperaturas:
Grande Vitória
Mínima de 20 °C e máxima de 30 °C.
Região Sul
Áreas menos elevadas
Mínima de 21 °C e máxima de 31 °C.
Áreas altas
Mínima de 15 °C e máxima de 29 °C.
Região Serrana
Áreas menos elevadas
Mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.
Áreas altas
Mínima de 16 °C e máxima de 27 °C.
Região Norte
Mínima de 18 °C e máxima de 30 °C.
Região Noroeste
Áreas menos elevadas
Mínima de 17 °C e máxima de 30 °C.
Áreas altas
Mínima de 16 °C e máxima de 29 °C.
Região Nordeste
Mínima de 18 °C e máxima de 30 °C.
Folha Vitória