Destaque Previsão do tempo

Onda de calor deve ir embora, mas pode voltar em outubro

Segundo o Climatempo, ela é resultado de um bloqueio atmosférico causado pela persistência de um grande sistema de alta pressão sobre uma área

Por Regional ES

25/09/2023 às 18:07:33 - Atualizado há
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Os moradores do Espírito Santo estão sentindo as consequências do calor intenso durante o final do inverno e do começo da primavera no Estado. A situação, segundo o Climatempo, é caracterizada por uma "onda de calor".

Conforme a empresa de meteorologia, essa onda de calor é o resultado de um bloqueio atmosférico causado pela "persistência de um grande sistema de alta pressão atmosférica sobre uma grande área". A situação ocorre por vários dias.

"Além disso, a alta pressão atmosférica deixa o ar seco, inibe o crescimento e formação de nuvens e a ocorrência de chuva", explicam os meteorologistas do Climatempo.
CRICARE

Quando uma região enfrenta a onda de calor?

No caso do Brasil, as alterações na circulação dos ventos sobre o país, impedem a mistura do ar quente com o ar mais fresco trazido pelas frentes frias, que estão sendo desviadas para alto mar após atuarem com força sobre o Rio Grande do Sul.

Além disso, de setembro a novembro, o Hemisfério Sul é mais aquecido pelo Sol e faz com que a primavera seja uma estação de muito calor.

Até quando dura a situação?

No Tocantins e no interior do Nordeste, o calor intenso, de 40°C ou mais, já é comum nesta época do ano e não pode ser propriamente associado a esta onda de calor que se instalou sobre o Brasil no final do inverno de 2023.

THOMAZINE

Brasil terá mais ondas de calor na primavera?

Sim! O risco de novas ondas de calor é provável, ainda mais no mês de outubro. Os sistemas de alta pressão atmosférica podem voltar a ficar estacionados sobre o Brasil durante outros períodos, até o final da primavera, gerando novas situações de bloqueio atmosféricos e outras ondas de calor.

Por que esta primavera pode ser tão quente?

As altas temperaturas são causadas por influência do fenômeno El Niño, ele diminui a frequência das pancadas de chuva e isso também ajuda a manter o ar mais quente do que o normal sobre o Brasil.

A chuva e a nebulosidade são importantes reguladores da temperatura diária. Menos nuvens, menos chuva resultam em mais hora com sol forte e mais calor.


"A mudança na circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, causadas pelo fenômeno, altera o caminho normal das frentes frias sobre a América do Sul. Assim fica mais difícil a mistura do ar quente com o ar frio, de origem polar, que eventualmente possa chegar ao Brasil com as frentes frias", ressalta.

O aquecimento anormal do oceano Atlântico Norte observado em 2023 tem influência direta no clima do Brasil.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES