Segundo o órgão de trânsito, serão usados requisitos técnicos, com câmeras especializadas através das empresas credenciadas
Com o foco nos avanços da proteção e segurança nos serviços de vistoria veicular, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) vai utilizar a inteligência artificial durante as ações. Serão usados requisitos técnicos, com câmeras especializadas através das empresas credenciadas pelo órgão.
Essa vistoria veicular é obrigatória para a transferência de propriedade do veículo, alteração do domicílio intermunicipal ou interestadual. Também necessária para outros serviços que precisam da emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).
Em entrevista ao Folha Vitória, o diretor do Detran-ES, Givaldo Veira, explicou que já era utilizada uma vistoria eletrônica, onde são verificados o chassi, o motor, placa, vidros e itens de segurança. Entretanto, agora ocorrem mudanças no sistema de controle de informações.
"Ela é prestada pelas empresas de vistoria, e agora temos a mudança na sistemática de controle das informações colhidas. Por exemplo, a partir de uma foto podemos ver se o carro está com a mesma cor do documento, ele reconhece se é carro ou caminhão, o estado dos pneus, chassi, entre outros", narra.
Ainda segundo Givaldo, o sistema evitará adulterações, visto que os aparelhos celulares, com câmeras próprias para a vistoria, são de uso exclusivo das Empresas Credenciadas em Vistoria de Veículos (ECV).
"Antes qualquer operador, poderia aprovar qualquer veículo, fazer a clonagem e o tráfico irregular. Agora o sistema vai impedir a fraude, não deixando passar situações que um vistoriado poderia realizar", ressalta.
Biométrica com garantia de presença no início e no final do vistoriador autorizado;
Placas instaladas no veículo, verificando simultaneamente quanto ao alfanumérico, serial ou lacre e demais itens de segurança;
Biométrica com garantia de presença no final do processo do proprietário/responsável autorizado;
Chassi encontrado no veículo;
Número do motor encontrado no veículo;
Foto panorâmica do veículo através de câmera panorâmica fixa no estabelecimento da ECV, validando marca/modelo e cor do veículo, dispensada no caso da vistoria móvel;
Frontal e traseiro de modo a garantir que o veículo correto está sendo vistoriado, bem como o mesmo se encontra com a placa correta;
Procuração quando o proprietário não estiver presente;
Hodômetro;
No mínimo uma etiqueta de identificação ou plaqueta;
CRLV do veículo;
CNH do condutor autorizado do veículo.
As empresas agora possuem um sistema que bloqueia fraudes ou erros e integração de forma que não permita a manipulação do horário em função do dispositivo utilizado e garanta que o checklist dos itens seja vistoriado.