Cidades Vila pavão ES

Vila Pavão sedia o primeiro seminário do projeto Arranjos Produtivos

O trabalho junto aos produtores rurais de Vila Pavão visa incentivar a diversificação agrícola com a adoção novas culturas agrícolas, como a pimenta-do-reino, maracujá, cacau e horticultura.

Por Regional ES

29/09/2023 às 13:56:38 - Atualizado há
Foto: Reprodução

O município de Vila Pavão, sediou nesta quinta-feira (28) o I Seminário Municipal Arranjos Produtivos, Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade, uma iniciativa do Governo Estadual, via Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES), através da Casa dos Municípios e Prefeitura de Vila Pavão.

O evento ocorreu no pátio do ginásio de esportes da Igreja Missouri e contou com a presença do presidente da ALES, Marcelo Santos, da diretora da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga, do prefeito Uelikson Boone (Bolinha), vice-prefeito Tuíla, secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues, e demais secretários, bem como de representantes do Incaper, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, escolas, do setor produtivo, entre outros.

CRICARE

O projeto Arranjos Produtivos visa o fortalecimento e a expansão dos arranjos produtivos já estabelecidos, com especial enfoque na agricultura familiar. O projeto engloba uma série de atividades formativas e práticas, proporcionando aos produtores a oportunidade de conduzirem suas próprias atividades, com o apoio do Estado e das prefeituras.

O Seminário em Vila Pavão abordou temas como a importância da articulação entre os atores envolvidos, o papel da inovação e da sustentabilidade, as oportunidades de financiamento e as políticas públicas de apoio aos arranjos produtivos. Planejado e coordenado pelos assessores da Casa dos Municípios na ALES, Wagner Canal e Romulo Bahia, marcou de fato o início do trabalho com os agricultores interessados e com parcerias importantes do município.

O trabalho junto aos produtores rurais de Vila Pavão visa incentivar a diversificação agrícola com a adoção novas culturas agrícolas, como a pimenta-do-reino, maracujá, cacau e horticultura.

Importante ressaltar que a seleção dessas culturas é escolha dos próprios produtores. Durante o evento foram realizadas quatro importantes palestras com especialistas, além de oficinas temáticas sobre os temas apresentados com a finalidade de levantar as demandas dos agricultores, dando início a construção do projeto no município, potencializando o campesinato com a possibilidade de distribuição de mudas, equipamentos, entre outros benefícios.

THOMAZINE

Conforme detalhou Wagner Canal: "para direcionar as atividades foi criado no município um conselho deliberativo e construtivo que indica a direção a seguir. Durante o processo de implantação do projeto os agricultores vão contar com assistência técnica continuada de pelo menos uma visita semanal ao estabelecimento rural, para assim possibilitar uma produção de melhor qualidade, ao menos, pensando na venda e comercialização, bem como, proporcionado aos consumidores um produto de melhor qualidade".

Na avaliação do Secretário Municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues, o evento correspondeu às expectativas. "Conseguimos atrair mais de 80 produtores para o evento, todos eles engajados no projeto cujo objetivo principal é a diversificação das culturas agrícolas, o que, comprovadamente, traz benefícios para os nossos agricultores. Eu vejo este projeto com grande otimismo. Trabalharemos para que ele se desenvolva ainda mais, incentivando outros agricultores a participarem. Compreendemos que, com o passar do tempo, deve abranger outras culturas agrícolas e evoluir em direção à industrialização, agregando valor aos produtos cultivados", expressou o secretário.


Em um pronunciamento direcionado aos agricultores presentes, o prefeito Uelikson Boone (Bolinha), manifestou seu total apoio ao projeto, colocando uma estrutura do Governo Municipal à disposição para impulsioná-lo. Além disso, ele parabenizou os idealizadores da iniciativa e enalteceu os organizadores do evento

O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado estadual, Marcelo Santos, relatou ter encontrado em Vila Pavão um grupo de pequenos agricultores rurais que compreende a importância da informação técnica e da diversificação de suas plantações como meio para aumentar a produção e obter melhores oportunidades de venda, resultando em uma melhoria na renda familiar. Ao lado do prefeito Bolinha, o deputado afirmou estar empenhados em valorizar e fortalecer a agricultura familiar. "Juntos, iremos assegurar um futuro mais promissor para os trabalhadores e trabalhadoras rurais".

O projeto Arranjos Produtivos está realizando seminários em todas as regiões do estado, mapeando as vocações produtivas e identificando as demandas e as soluções para o fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Fonte: Prefeitura de Vila Pavão
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES