O Seminário do Projeto Arranjos Produtivos - Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade foi um sucesso; quase trezentos agricultores familiares participaram do evento que ofereceu formação e possibilitou, neste primeiro momento, a aquisição de mudas das quatro culturas escolhidas em Jaguaré
Com a presença de quase 300 agricultores familiares, Jaguaré recebeu nesta quinta-feira, 05, o 1º Seminário do Projeto Arranjos Produtivos – Semeando Desenvolvimento com Sustentabilidade. O evento foi realizado no Parque de Exposições Alpheu Sossai. O projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado, por meio da Casa dos Municípios, em parceria com o Governo do Estado e da Prefeitura de Jaguaré.
O prefeito Marcos Guerra participou da abertura, ao lado do vice-prefeito Elder Sossai, dos vereadores Tininha e Jean Costalonga. Também marcaram presença os secretários municipais de Agricultura, José Batista Oliveira, de Turismo, Vera Backer, de Educação, Admilson Castro, de Governo, Jordano Sossai e de Desenvolvimento Econômico, João Henrique Sartori, além do presidente do Sindicato Rural, Jarbas Nicoli e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR, Ana Avany Dalvi.
O projeto
O objetivo do projeto é fortalecer os agricultores familiares oferecendo condições de desenvolverem suas produções a partir de recursos disponibilizados pelo Governo do Estado. O Arranjos Produtivos oferece preparação e acesso a mudas, condições de preparação do solo, aquisição de equipamentos, contratação de técnicos agrícolas e outras vantagens com o objetivo de garantir conhecimento e estrutura para a Agricultura Familiar, sempre com o apoio da Prefeitura de Jaguaré.
"O projeto é muito importante para fomentar a economia de Jaguaré. Em parceria com os governos Federal e Estadual, nós já oferecemos para o agricultor familiar o CDA, e o PAA, sendo que nós podemos comprar desses produtores pelo menos 30% dos produtos que vão para as escolas do município, mas, podemos chegar a 100%. O agricultor familiar pode estar certo que a Prefeitura de Jaguaré vai continuar apoiando o projeto", destacou o prefeito Marcos Guerra.
Culturas
O projeto é promovido pela Casa dos Municípios, órgão da Ales e, no norte do Estado é coordenado pelo servidor do órgão, Fábio Gomes. "Essa união entre Assembleia Legislativa, Governo do Estado e a Prefeitura de Jaguaré vai fortalecer muito mais a Agricultura Familiar no município. Quero destacar o empenho e apoio do prefeito Marcos Guerra e do presidente da Assembleia, Marcelo Santos, que não mediram esforços para o sucesso do projeto", afirmou Fábio.
O seminário contou com quatro palestras sobre as culturas escolhidas em Jaguaré – mandioca, banana, cacau e citrus. A formação ficou por conta de quatro técnicos agrícolas: Rogério de Jesus (mandioca); Wagner Canal (citrus); Maurinho Rossoni (cacau) e Douglas Gaspareto (banana). "Esse é um passo muito importante para o município, pois, sabemos que temos que buscar a diversificação. Somos grandes produtores de café e pimenta do reino, mas, nunca sabemos o dia de amanhã. Então é preciso diversificar para buscar benefícios para o agricultor e para termos segurança em relação ao mercado agrícola", ressaltou o presidente do Sindicato Rural, Jarbas Nicoli.
As próximas etapas preveem a fase de trabalhos de campo, cursos, visitas técnicas e assistência técnica individual, que será realizada uma vez a cada mês. Os recursos já estão disponibilizados e, após a visita dos técnicos às propriedades, os produtores rurais já poderão ter acesso às mudas e orientações sobre preparação do solo. Outros benefícios são aquisição de equipamentos, contratação de técnicos agrícolas e outras vantagens.