Comissão de Agricultura recebe, na terça-feira (10), produtores rurais familiares que questionam cumprimento do Pnae
Audiência pública da Comissão de Agricultura reúne, na terça-feira (10), produtores rurais, entidades representativas da área, além de gestores públicos para debater temas acerca do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O debate será às 10 horas, no Plenário Dirceu Cardoso.
Conforme a Lei 11.947/2009, pelo menos 30% dos recursos federais do programa devem ser aplicados na compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para prover a alimentação em escolas públicas municipais, estaduais e federais.
No entanto, segundo o presidente do colegiado, deputado Lucas Scaramussa (Pode), produtores questionam o cumprimento desse percentual. Outra cobrança tem relação com a criação de um cronograma de fornecimento de alimentos para ajudar os agricultores.
"Vamos trazer experiências desse programa em outros estados. Por exemplo, chegou até o nosso gabinete a questão da mexerica ponkan, que é colhida por agricultores familiares daqui, que vendem a produção para o Rio de Janeiro e São Paulo. É uma questão nutricional apenas? Por que lá pode ser oferecido aos alunos e aqui não?", questionou.
Aborto
A votação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o aborto levantou discussões sobre o assunto no Brasil. A Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente repercute o tema, na terça (10), às 13h30, no Plenário Rui Barbosa, com a presença de convidados.
Entre eles estão a médica obstetra Alda Regina Monteiro Gomes Toledo; o presidente da Comissão Especial em Defesa da Vida da OAB-ES, Romerito Oliveira da Encarnação; e a presidente do Instituto Pró-Vida do ES, Fátima Cristina Miguel.
"A descriminalização do aborto tem sido um tema de grande importância no momento, é uma questão que precisa ser debatida aqui no parlamento, e não há ambiente mais próprio do que na nossa comissão. É por isso que estamos oportunizando junto a atores importantes este debate", destaca o presidente do colegiado, Alcântaro Filho (Republicanos).
Recursos minerais
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Minas e Energia recebe, na segunda-feira (9), o gerente regional da Agência Nacional de Mineração (ANM), Renato Mota de Oliveira, para falar sobre a atuação do órgão no Espírito Santo.
Conforme adiantou o convidado, o estado é um "polo mundial no que se vincula à produção de rochas ornamentais e de revestimentos". Ele reforça a necessidade de investimentos em pesquisas geológicas e tecnológicas para que o estado siga avançando no setor.