Atualmente, o pão francês é o queridinho dos brasileiros, fazendo parte de 34,39% da produção de panificados
Nesta segunda-feira (16), é celebrado o Dia Mundial do Pão e as padarias do Espírito Santo já estão preparadas para receber os apaixonados por pão que desejam comemorar a data.
Para agradar os capixaba, que consome cerca de 31 quilos de pão por ano, muitas panificadoras estão investindo em variedade para todos os paladares.
"Atualmente, o consumo de pão por pessoa é de 31 quilos ao ano, no Brasil. Temos um longo caminho pela frente, quando comparamos a países como: a Albânia, que consome 145 quilos por pessoa ao ano; ou com os chilenos que ingerem 90 quilos ou ainda com os vizinhos argentinos que têm consumo médio de 60 quilos por pessoa ao ano. Mas, vejo que estamos evoluindo. Pois muitos mitos estão sendo derrubados e há investimentos em saudabilidade e variedade de produtos constantemente", disse o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto.
O presidente da Aipães, Manoel Almeida Júnior, destaca ainda que o pão é um alimento barato, acessível e nutritivo. "Está na mesa dos brasileiros e dos capixabas", destacou.
Junior, que é Chef Padeiro e proprietário da padaria Jodima, afirma que o capixaba tem aumentado os pedidos de pães de fermentação natural e as versões com grãos e fibras. "A inovação no setor de panificação tem permitido alcançar muitas pessoas e levado o pão para a mesa do capixaba, da hora que ele acorda até o jantar".
Atualmente, o pão francês é o queridinho dos brasileiros, fazendo parte de 34,39% da produção de panificados. Mas, também entram na lista os pães macios artesanais (18,14%); pães de queijo (7,05%); pães crocantes (3,35%) e croissants e folhados (0,99%).