Episódios de dor intensa podem ser evitados com simples mudanças no estilo de vida
Um vídeo, publicado recentemente em uma rede social, viralizou ao registrar o exato momento em que um homem passava por uma forte crise de cãibra. Caracterizada por espasmos musculares involuntários e repentinos, costumam provocar muita dor.
Até o início da tarde desta quinta-feira (9), a postagem já registrava mais de 31 milhões de visualizações. Comentários e relatos de pessoas que passaram pela mesma situação somam um total de 48.300.
Assista ao vídeo:
@youreclown0 oke i'm fine ????????
? suara asli - pay.
A imagem impressiona, porém, é importante destacar que, quadros assim, são mais comuns do que se imagina. De fato, as cãibras musculares são uma sensação desconfortável. Essas contrações musculares súbitas, involuntárias e bastante dolorosas podem ocorrer a qualquer momento.
Porém, entender as causas e aprender a evitá-las é fundamental para manter os músculos saudáveis e livres de desconforto. Nesta matéria, exploraremos o que são as cãibras, as principais causas por trás delas e como preveni-las.
Relembrando, a cãibra muscular é uma contração intensa e dolorosa de um músculo que geralmente ocorre de forma repentina e involuntária. Ela pode afetar qualquer grupo muscular, mas é mais comum nas pernas e pés.
Essas contrações podem durar de alguns segundos a minutos.
- Fadiga muscular: a fadiga de um músculo devido ao esforço excessivo é uma das principais causas de cãibras;
- Desidratação: a falta de líquidos no corpo pode levar à desidratação, tornando os músculos mais propensos a cãibras;
- Deficiências nutricionais: a falta de minerais como potássio, cálcio e magnésio no organismo pode desencadear cãibras;
- Alterações na circulação sanguínea: problemas circulatórios, como insuficiência venosa, podem aumentar o risco de cãibras.
Existem várias maneiras de evitar ser vítima de uma cãibra nada agradável. Veja algumas
1. Hidratação adequada: beba água suficiente ao longo do dia, especialmente durante a atividade física;
2. Consuma alimentos ricos em minerais: Inclua na dieta alimentos como bananas, laranja, leite e nozes para obter potássio, cálcio e magnésio.
3. Faça alongamentos: antes e após o exercício, faça alongamentos suaves para evitar a tensão muscular;
4. Evite o excesso de esforço: não exagere no exercício; respeite os limites do seu corpo;
5. Use roupas adequadas: vestuário confortável e adequado para o clima pode prevenir cãibras relacionadas à temperatura;
6. Considere suplementos: em casos de deficiências nutricionais, consulte um profissional de saúde sobre a suplementação.
No caso dela acontecer na panturrilha, o ideal é alongar a musculatura puxando a ponta do pé para trás. Ingerir água e sais minerais também ajuda a controlar o processo.
Embora as cãibras musculares aconteçam com certa frequência, em sua maioria, inofensivas, elas podem causar uma grande desconforto. Adotar uma rotina saudável, tanto em exercícios quanto na alimentação e o consumo adequado de água, pode ajudar a reduzir os episódios.
Segundo especialistas, entre as inúmeras causas das cãibras, também estão o diabetes, doenças renais, doenças neurológicas, como Parkinson, por exemplo.