"Resgate à Infância" foi o tema do seminário coordenado pela Secretaria de Educação de São Mateus, com a participação da secretária Marília Silveira, da representante do MPT em São Mateus, a procuradora do Trabalho Iandra Salviano Araújo, e da coordenadora do Projeto no Município, professora Elivânia Rodrigues, além de diversos diretores e profissionais da Educação.
Junto com o MPT, a Prefeitura de São Mateus desenvolve o Projeto MPT na Escola durante todo o ano letivo, objetivando estratégias para o enfrentamento ao trabalho infantil, o fortalecimento da Lei da Aprendizagem, e Saúde e Segurança no Trabalho e na Escola.
APRESENTAÇÃO CULTURAL, PRÁTICAS ESCOLARES E PALESTRA
Para abrir o Seminário, o auditório da Secretaria foi palco de uma apresentação cultural dos alunos da Escola Valério Coser, premiados nas etapas municipal e estadual do Concurso MPT na Escola, com a música Congo – Trabalho Infantil.
As Valério Coser e Roseli Pires participaram do evento com relatos de prática escolar, respectivamente do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.
O aprofundamento no tema veio na palestra, onde os psicólogos Aline Silva dos Anjos, Gabriela Cordeiro Lopes Andrade e Leonardo Baptista Lyrio, discorreram sobre "O trabalho infantil e suas implicações no desenvolvimento das crianças".
Entre os assuntos abordados, condutas reforçadoras do trabalho infantil, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), os impactos do trabalho infantil no desenvolvimento do ensino-aprendizagem e medidas preventivas e interventivas por meio da Secretaria de Assistência Social.
IMPORTÂNCIA DO TEMA
A procuradora do Trabalho, Iandra Salviano, enalteceu o esforço da Secretaria Municipal de Educação "que vem fazendo, através da conscientização, a diferença nesta parceria com o Ministério Público do Trabalho no enfrentamento a esse tema tão sensível e importante para um desenvolvimento infantil sem obstáculos em São Mateus."
A secretária de Educação, Marília Silveira agradeceu às equipes técnicas e pedagógicas envolvidas no Projeto "e em especial ao Ministério Público do Trabalho que é a sustentação desse trabalho que tem um objetivo tão ambicioso quanto necessário para a construção de uma sociedade mais justa. Esse momento foi um marco."