Ao longo do dia há risco de chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas. Principais ocorrências estão no Vale do Itajaí e Oeste.
Novos temporais em Santa Catarina causaram estragos entre o fim da noite da última quinta (16) e madrugada desta sexta-feira (17). Cidades do Oeste e Vale do Itajaí foram as principais afetadas, com enchentes, alagamentos, queda de árvores e destelhamentos.
Duas pessoas morreram depois que o carro em que estavam afundar em uma área alagada por causa da chuva. Também houve queda de granizo em algumas áreas do estado. Em Florianópolis, uma casa de madeira desabou por conta do grande volume de chuva no bairro Agronômica. Já em Lages, na Serra, uma casa foi atingida por um deslizamento de terra.
O mau tempo é causado pela influência de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade vindo da região amazônica. Há risco de novos temporais e chuva volumosa, com rajadas de vento e enxurradas ao longo do dia.
Casa em Florianópolis ficou destruída após chuvas em SC — Foto: Cristiano Gomes/NSC TV
Destelhamento de posto de combustível em Xanxerê, no Oeste — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em Blumenau e Rio do Sul, os rios subiram e as cidades vivem situação de enchente. A mesma situação ocorre em Brusque, que cancelou as aulas municipais nesta sexta. Na cidade, um contêiner que possivelmente foi levado pela força da água foi avistado no Rio Itajaí-Açu. O equipamento colidiu com a ponte e, quando a água baixou, passou pela estrutura.
Contêiner é encontrado em rio de Brusque, no Vale do Itajaí — Foto: Wilson Schmidt Junior/Secom
Alagamento em Taió, no Vale do Itajaí, na noite de quinta-feira — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em Xanxerê, também houve queda de granizo. O temporal, que ocorreu entre o fim da noite de quinta e durou toda a madrugada desta sexta, destelhou casas e um posto de combustível, além de provocar queda de 30 árvores. A BR-282 e a SC-155 na cidade também ficaram interditadas na madrugada.
Queda de granizo em Mondaí, no Oeste de SC, na noite de quinta-feira (16) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
Em Caibi, por volta das 23h, uma árvore caiu na SC-283 e obstruiu totalmente o trecho da rodovia. O eucalipito de approximadamente 10 metros foi cortado para liberar o trânsito.
BR-470, em Agronômica, no Vale do Itajaí. O trânsito está totalmente bloqueada — Foto: PRF/Divulgação
Entre a noite de quarta (15) e quinta-feira (16) a cidade já tinha registrado dezenas de estragos no Oeste, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis (veja as imagens):
Seara, no Oeste de Santa Catarina, nesta quinta-feira — Foto: Defesa Civil/Divulgação
Cidade de Descanso, no Oeste de Santa Catarina, onde árvore atingiu casa nesta quinta-feira (16) — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação