Segundo o Idaf, a área, que fica no distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, foi desmatada para a implantação de loteamentos. A área de Mata Atlântica equivale seis campos de futebol.
Um homem foi multado em R$ 523 mil depois que o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) identificou uma área desmatada de Mata Atlântica equivalente a seis campos de futebol.
Segundo o Idaf, a área, que fica no distrito de Alto Caxixe, em Venda Nova do Imigrante, foi desmatada para a implantação de loteamentos com vista para Pedra Azul. O local tem mais de 62 mil metros quadrados.
Os laudos apresentam as seguintes autuações lavradas: desrespeito a embargos já realizados pelo Idaf no local, em uma área de 34.708 metros quadrados; um novo desmatamento ilegal de fragmentos da Mata Atlântica, em uma área de 28.163 metros quadrados, por meio de corte, queima e supressão, totalizando 62.871 mil metros quadrados de área degradada, sendo a maioria dela identificada como Reserva Legal.
"Conforme documento apresentado pelo próprio autuado, o desmatamento está associado à implantação de loteamentos. Os locais em sua maior parte, têm vista para o parque estadual Pedra Azul. A dosimetria florestal vigente, considera que a prática da infração para parcelamento irregular do solo, aumenta significativamente o valor das multas", ressaltou Monteiro.
"Caso o infrator não cumpra com o que determina o embargo, o Idaf poderá aplicar novamente autos de infração. Mais do que nunca, com a mudança climática mostrando evidências no mundo, precisamos proteger a Mata Atlântica capixaba. Quem desmatar, queimar ou cometer qualquer crime ambiental será punido e submetido a recuperar os destroços que deixou ao Meio Ambiente. O Governo do Estado está cada dia mais vigiante a essas situações", disse.