O encontro foi realizado no âmbito da Operação Colheita 2023, que visa garantir segurança pública à sociedade em geral
Embora a criminalidade nas cidades receba mais atenção da mídia e da sociedade, o crime – em especial o furto e o roubo à mão armada – vem crescendo nas propriedades rurais nos últimos anos, colocando em risco constante os bens e a segurança pessoal dos produtores e de suas famílias.
Diante disso, é necessário conhecer e propor ações e medidas preventivas que possam ser adotadas pelos produtores rurais e pelas autoridades de Segurança Pública para garantir condições plenas de trabalho à sociedade em geral.
Com o objetivo de discutir a segurança pública rural em Vila Pavão, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Polícia Militar, o Incaper e o Sindicato dos Trabalhadores, promoveu na noite de ontem um encontro no qual se discutiu a segurança no município, com foco na patrulha rural e na reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública.
O encontro foi realizado no âmbito da Operação Colheita 2023, uma iniciativa do Governo Estadual que visa garantir segurança pública aos trabalhadores rurais durante a colheita do café e da pimenta do reino com policiamento extra, patrulhamento e visitas tranquilizadoras para o trabalhador do campo atuar em segurança. Vale lembrar que, no decorrer do mês de maio passado, mês em que a colheita do café, na maioria das propriedades rurais da região, ocorre em ritmo forte, foram realizados encontros nos distritos de Praça Rica e Todos os Santos e na localidade de Córrego das Flores, na divisa com o município de Nova Venécia.
Caixa de coleta de sugestões e denúncias
O encontro ocorreu na noite de ontem no auditório Anton Fleischmann (Praça do Colono). Participaram do debate várias autoridades, entre elas, o tenente Elmer, comandante do DPM local; o sargento Selmo; o sargento F. Nunes; o vice-prefeito Vantuil Schraiber, o Tuíla, o secretário municipal de Agricultura, Gecimar Rodrigues; o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Venécia e Vila Pavão, Jefferson César Zampirolli; os vereadores Juvenal Medici Ferreira, Jadismar Alves de Macedo, Francisco de Assis, Aristeu Reetz, Marquim da Caçamba e Zeca Bial; além de representantes do Incaper, das Igrejas, associações, entre outros.
O tenente Elmer avaliou que o encontro foi importante para a Polícia Militar apresentar suas ações em prol da segurança pública na região. "Nessa reunião, tivemos a oportunidade de mostrar à comunidade o que a polícia tem feito e, ao mesmo tempo, avaliar os resultados alcançados. Algumas demandas apresentadas foram atendidas, como a instalação de caixas de coleta de sugestões e denúncias em todas as comunidades rurais, onde o cidadão poderá colaborar com a polícia depositando sugestões e denúncias, de forma completamente anônima. A gente sabe que a população sempre tem suas demandas e, nesse aspecto, é importante destacar a importância dessas informações para que a polícia possa traçar um plano de trabalho e, assim, garantir uma segurança pública de melhor qualidade", disse o policial.