Neste domingo (26), aconteceu o 1º Torneio de Pesca do Bagre Africano no Rio Cricaré, em Nova Venécia, que contou com a participação de 45 pescadores venecianos e da região, além de familiares e torcedores.
Apesar do dia não estar para peixes, os participantes gostaram muito do evento e pediram para que a Secretaria Municipal de Esportes realize novas edições. "É preciso realizar os torneios várias vezes ao ano, para virar tradição a pesca do bagre africano, pois precisamos controlar o número desse peixe predador no Rio Cricaré, além de passar um domingo legal com amigos e familiares, fazendo o que a gente gosta, que é pescar. Parabéns à coordenação do evento e queremos mais", disse o pescador José Canal.
Já o pescador Arival Martins Milagre, vencedor da categoria do peixe mais pesado, ficou surpreso com a qualidade do evento. "Por ser o primeiro torneio, fiquei surpreso com a organização, alegria e interação entre os participantes e coordenadores do evento.Também fiquei muito satisfeito com o 1º lugar do peixe mais pesado. Todos estão de parabéns!", enfatiza o campeão.
A premiação dos vencedores foi realizada no Ginásio de Esportes Getúlio Martins – Olímpico do Cricaré. Todos os pescadores receberam medalha de participação.
Categoria Mais Pesado:
1º Lugar: Arival Martins Milagre
2º Lugar: José Marcos Moraes
3º Lugar: Leandro Ribeiro Pimentel
Categoria Quantidade:
1º Lugar: José Marcos Moraes
2º Lugar: Marcos dos Santos Pinheiros
3º Lugar: Arival Martins Milagre
O torneio de pesca do bagre africano foi realizado numa parceria entre a Prefeitura de Nova Venécia – por meio das Secretarias Municipais de Esportes, Meio Ambiente, Obras e Transportes, e o Grupo "Amigos do Rio". "Em virtude do grande sucesso do torneio, e atendendo às reivindicações dos pescadores participantes, colocaremos outras edições no calendário anual de eventos da Secretaria Municipal de Esportes para o próximo ano.
Também planejaremos a limpeza periódica do rio, atividades de pequenas embarcações e, principalmente, buscar orientação profissional para soltura de alevinos de espécie nativas para repovoar os exemplares que vêm sendo exterminados pelo bagre africano. Criaremos um grupo para discutir ações para preservação do Rio Cricaré", prometem o prefeito André Fagundes e os coordenadores do evento, Irineu Zotelle e Wagner Scherrer, secretário municipal de Esportes e representante do Grupo "Amigos do Rio", respectivamente.