Segundo a empresa de meteorologia, o Estado poderá ter períodos relativamente longos sem chuva durante o mês
Se os últimos dias têm sido de calor intenso e pouca chuva no Espírito Santo, a situação pode se agravar ainda mais em dezembro. Segundo previsão do Climatempo, o mês deve ser de altas temperaturas e poucas ocorrências de precipitações no Estado.
De acordo com o Climatempo, o fenômeno El Niño deve atingir seu ponto máximo entre dezembro e janeiro, e vai continuar tendo forte influência no clima sobre o Brasil.
A empresa de meteorologia também prevê a ocorrência de frentes frias para a costa da Região Sudeste ao longo de dezembro, o que poderá causar mais chuva forte.
No Espírito Santo, segundo o Climatempo, poderá ocorrer o chamado veranico, que são períodos com pouca chuva e calor intenso. A mesma situação deve ser observada em algumas regiões do Estado do Rio de Janeiro, inclusive a capital, no norte e no leste de Minas Gerais — na região do Vale do Rio Doce.
De acordo com a empresa de meteorologia, em todas essas regiões a chuva de dezembro será irregular e o mês deve terminar com acumulados abaixo da média em várias áreas. O Espírito Santo poderá ter períodos relativamente longos sem chuva.
Ainda segundo o Climatempo, a irregularidade da chuva vai deixar a temperatura mais alta do que o normal no Espírito Santo e também no norte e leste de Minas Gerais e na faixa litorânea do Estado do Rio de Janeiro. Estas regiões, de acordo com a previsão, são as mais sujeitas a terem dias de calor mais extremo.