O deputado estadual Fabrício Gandini, finalmente, oficializou seu "casamento" com o PSD. Ele se filiou à legenda no último dia 29, com a garantia de disputar a Prefeitura de Vitória no ano que vem.
Gandini deixou o Cidadania no mês passado, após receber da Justiça Eleitoral autorização para trocar de legenda sem perder o mandato parlamentar. Ele já tinha uma carta de anuência do Cidadania – partido que presidia no Estado – para sua saída desde julho, conforme noticiado pela coluna.
Desde então, o deputado vinha "namorando" o PSD. Ele recebeu convite formal para ingressar na legenda tanto do presidente nacional, Gilberto Kassab, quanto do presidente estadual, Renzo Vasconcelos – que confirmou para a coluna o convite.
Gandini entra no partido já com espaço: ele vai comandar a legenda e o processo eleitoral em Vitória. Inclusive nesta segunda-feira (04) já fez sua primeira reunião de diretório.
O deputado, assim como outros pré-candidatos mais alinhados ao centro, se colocam como alternativa à atual gestão, comandada pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos), e a pré-candidatura do PT, encabeçada pelo ex-prefeito João Coser.
Gandini foi candidato a prefeito em 2020, apoiado pelo então prefeito Luciano Rezende (Cidadania). Porém, não conseguiu ir para o segundo turno, que foi polarizado por Pazolini e Coser.
Desde então, o deputado vem buscando se reposicionar politicamente. Hoje, o Cidadania é federado com o PSDB, que também tem pré-candidatos no grupo querendo disputar o comando da Capital. Já prevendo que ficaria sem espaço para disputar as eleições, Gandini resolver sair do partido.
Ele, porém, faz parte de um grupo que conta com lideranças de vários partidos. Se continuarem alinhados, os integrantes do grupo devem lá na frente, mediante pesquisas, definir quem será o candidato que terá o apoio dos outros.
"Se o nome será A ou B, isso só vamos saber quando a cidade se pronunciar. Converso com o Podemos, União Brasil, PSDB, PSB, dentre outros. Há um leque de partidos. Dele, vamos construir uma alternativa ao que está posto, sem olhar para trás. Se esse for o sentimento da cidade, vamos tirar um nome à altura do que Vitória precisa", disse Gandini, em nota encaminhada à imprensa.
Folha Vitória