A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (11) e segue diretrizes estabelecidas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos
O prefeito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos, anunciou na tarde desta sexta-feira (8), que o município entrará em sistema de racionamento de água de 21h às 5h enquanto durar a crise hídrica no Espírito Santo.
A medida começa a valer a partir da próxima segunda-feira (11) e segue diretrizes estabelecidas pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que discute, inclusive, multas para quem utilizar água para lavar carros e calçadas durante o período de estiagem.
O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, em entrevista concedida na última quinta-feira (7), explicou a situação atual e a decisão de adotar medidas mais rígidas.
"Há poucas semanas a Agerh publicou uma resolução de estado de atenção, em que a resolução trazia recomendações para diversos setores usuários em respeito a economia de água, no uso da água em função do quadro. Com a piora do quadro, a Agerh publica agora uma resolução de estado de alerta. A principal mudança é que, o que antes era uma recomendação, passa a ser agora uma obrigatoriedade. Por exemplo, os principais setores usuários de água, como agricultura e indústria, vão ter que fazer redução nas suas captações de água".