Destaque Superaplicativo

Farmácia Cidadã por delivery, nota escolar e IPVA: veja serviços do "superaplicativo" do ES

Por Regional ES

21/12/2023 às 09:10:52 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A população capixaba terá em breve um "superaplicativo" para facilitar o acesso aos serviços públicos. A plataforma, prevista para ser lançada pelo governo do Espírito Santo em agosto de 2024, vai reunir mais de 500 serviços.

O novo portal deve unificar os 58 aplicativos atualmente utilizados. Ele deve ter uma versão em aplicativo e outra em site. A ideia é facilitar o acesso da população aos serviços ofertados por órgãos do governo estadual.

Pela plataforma será possível, por exemplo, abrir uma empresa na Junta Comercial, registar veículos, pagar IPVA, acompanhar notas escolares e agendar vacinação. Todos os serviços em um único lugar.

A oferta de todos os serviços de forma online, segundo o governo, deve desafogar em até 80% o atendimento nas instituições governamentais.
"Hoje na Farmácia Cidadã, tem que ir presencialmente fazer o cadastro, ligar toda vez para ver se o medicamento chegou e depois ir buscar. Com o novo site, o cidadão fará o cadastro, mandará todos os documentos e, então, terá a lista dos remédios. O aviso será feito pelo aplicativo. O usuário pode decidir se vai buscar ou se deseja receber em casa. É um cardápio de serviços", exemplifica o coordenador Estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Victor Murad.

Ao todo, 580 serviços devem ser disponibilizados na plataforma. Atualmente, o governo conta com mais de 50 portais distintos para os serviços.

THOMAZINE

Para criar o portal, o governo firmou um acordo com o Banco Mundial e receberá um financiamento de R$ 35 milhões ao longo de sete anos.

Veja a seguir alguns dos serviços que devem ser disponibilizados:

— registrar empresa à Junta Comercial;
— registar veículos no Detran-ES;
— pagar IPVA;
— acompanhar notas escolares dos alunos da rede estadual;
— agendar vacinação;
— fazer o cadastro na Farmácia Cidadã e receber avisos para retirar medicamentos;
— agendar retirada ou entrega domiciliar de medicamentos;
— conversar com detentos do sistema prisional capixaba virtualmente.

Segundo o governo, cada cidadão terá um perfil autenticado no novo portal. Para que isso aconteça, será necessário que o usuário forneça informações pessoais.

Com o perfil, por meio de inteligência artificial, o portal poderá oferecer os serviços para cada pessoa com base nas informações concedidas. O cidadão poderá também configurar a plataforma com as funções que mais utiliza.

Para assegurar que os dados não sejam vazados, o governo informou que a segurança do site e do aplicativo irá utilizar um sistema parecido com o de bancos. No entanto, para aqueles que não estejam seguros de fazer parte do governo digital, os serviços também continuam sendo ofertados presencialmente.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES