Levantamento pré-eleitoral ouviu eleitores em cenários espontâneos e estimulados para o 1º e 2º turnos
Lorenzo Pazolini (Republicanos) lidera as pesquisas pré-eleitorais na disputa pela Prefeitura de Vitória em 2024.
O levantamento realizado pela Futura Inteligência aponta o atual prefeito da Capital capixaba na frente em todos os cenários propostos aos entrevistados.
Na pesquisa espontânea para o 1º turno, quando os eleitores são questionados em quem votariam caso as eleições fossem hoje e apresentam nomes, 51,8% dos eleitores ouvidos disseram que ainda não escolheram um candidato.
Entre os nomes citados, Pazolini aparece com 25,7% e João Coser (PT) com 9,8%. A diferença entre as duas candidaturas está acima da margem de erro da pesquisa, que é de 3,95 pontos percentuais.
Na pesquisa estimulada, foram apresentados três cenários aos entrevistados, com possíveis nomes a disputar o Executivo municipal da Capital.
No primeiro deles, em que os eleitores ouvidos escolheram um candidato entre Pazolini, João Coser, Capitão Assumção, Camila Valadão, Luiz Paulo, Luciano Rezende (Cidadania), Sergio Majeski (PSDB), Fabrício Gandini (PSD) e Tyago Hoffmann (PSB).
Pazolini aparece na frente, com 33,4% das intenções de voto, seguido por João Coser, com 19,5%.
Em seguida vem Capitão Assumção (9,3%), Camila Valadão (8,2%), Luiz Paulo (7,3%) e Luciano Rezende (6,0%). Os quatro estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.
No cenário sem Gandini e Majeski, Pazonili aparece com 29,5%, seguido por Coser (25,6%). Eles estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.
Capitão Assumção (11,7%), Camila Valadão (10,6%) e Luiz Paulo (7,6%) também estão tecnicamente empatados. Veja abaixo:
Em seguida aparecem tecnicamente empatados Luiz Paulo, com 11,1%, Camila Valadão, com 9,5%, e Capitão Assumção, com 9,3%. Veja abaixo:
Em seguida, aparecem João Coser e Camila Valadão, com 33,1% e 27,1%, respectivamente. Lorenzo Pazolini foi citado por 21,9% dos entrevistados.
Na projeção de disputa entre Pazolini e Coser, o atual prefeito aparece com 49,2%, contra 39,5% atribuídos ao petista. Brancos e nulos somam 7,3% e indecisos 4,0%.
No segundo cenário, considerando um 2º turno entre Pazolini e Luiz Paulo, o republicano soma 52,2% das intenções de votos, enquanto Luiz Paulo obtém 31,9%. Cerca de 9,8% votariam branco ou nulo, e 6,1% dos eleitores ouvidos estão indecisos.
Pazolini também aparece na frente na disputa com seu antecessor, Luciano Resende. O atual prefeito foi escolhido por 54,5% dos entrevistados, enquanto Resende teve 29,1% da intenção de voto. Brancos e nulos representam 10,6% e indecisos 5,7%.
Na disputa com Camila Valadão, Pazolini tem 60,4% da intenção de votos, enquanto Camila aparece com 24,3%. Cerca de 9,7% votariam branco ou nulo, e 5,6% dos entrevistados disseram ficarem indecisos.
No cenário entre Pazolini e Capitão Assumção, o prefeito alcança 60,9%, enquanto Capitão Assumção fica com 16%. Os votos brancos e nulos chegam a 19%, maior percentual em todos os cenários projetados. Já os indecisos somam 4,1%.
Na pesquisa, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar a gestão da Prefeitura de Vitória e do prefeito Lorenzo Pazolini. Após os votos, foi revelado que, aproximadamente 52,9% dos entrevistados avaliam a prefeitura de Vitória como ótima ou boa, enquanto 31,1% a classificaram como "Regular".
Além disso, a avaliação do prefeito foi classificada como ótima ou boa por 51,5%, e regular por 28,1% na pesquisa.
Lorenzo Pazolini aparece na frente, na disputa com o atual deputado estadual João Coser. O atual prefeito foi citado por 33% dos entrevistados, enquanto Coser teve 16,9% das intenções de voto.
Em terceiro lugar aparece o deputado estadual Capitão Assumção, com 4,8%. Ele é seguido pelo ex-prefeito da capital Luiz Paulo, que aparece com 3,7%.
Em seguida, são citados os nomes de Camila Valadão com 3,6%; Luciano Rezende 1,3%; Tyago Hoffmann com 1,1%; e Sergio Majeski com 0,9%. Além disso, 59,4% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam a pesquisa.
Também aparecem como as principais maneiras de se informar a conversa com amigos e parentes com 18,8%, seguido dos jornais com 11,7%, o rádio com 3,2% e revistas com 0,8%.
Outras redes que também aparecerem na pesquisa foram o Facebook (19,2%), Google Plus (9,7%), seguido pelo WhatsApp (8,5%) e o Twitter (6,4%).
Além disso, na pesquisa são apresentados o YouTube (4,9%), Telegram (0,3%) e o Linked In (0,1%).
- O atual prefeito, Lorenzo Pazolini, aparece como favorito nos cenários de segundo turno contra todas as candidaturas.
- A prefeitura de Vitória e o atual prefeito são avaliados com mais de 50% de ótimo ou bom pelos entrevistados.
- A melhoria das áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública é apontada como prioridade por mais de 35% dos entrevistados para o próximo governo municipal.
- Os entrevistados disseram que, sobre as candidaturas, se informam pela televisão e consideram o posicionamento e a trajetória política do candidato.
- O principal meio de se informar sobre as candidaturas é a televisão, com 46,9%. Já 83,7% indicaram avaliar o posicionamento político do candidato. E o principal motivo para definição do voto é a análise da trajetória política das candidaturas, 36,5% das respostas.
A Futura é uma empresa de pesquisa, consolidada há 30 anos no mercado. Ela atua na área de pesquisa e consultoria, transformando dados em insights e poder de decisão. O instituto já realizou pesquisas em 15 eleições.
A Futura foi fundada José Luiz Orrico, atual diretor político. A diretoria técnica é chefiada por Paula Orrico.