Destaque Autismo

Ano-Novo: como lidar com os fogos de artifício e o autismo?

A maioria dos autistas sofre com a chamada "hipersensibilidade auditiva". Dessa forma, os momentos de festa são de apreensão e sofrimento para muitas famílias

Por Regional ES

31/12/2023 às 09:47:42 - Atualizado há
Foto: Unicef

A noite de Ano Novo, comemorada neste domingo (31), é um momento de muita celebração para as famílias e amigos que celebram a passagem do ano com festas e a tradicional queima de fogos. Mas, o espetáculo nem sempre gera alegria e felicidade para crianças e adolescentes com autismo.

THOMAZINE

Segundo a psicopedagoga e fundadora do grupo de apoio aos pais de autistas Força Azul ES, Bárbara Campos, o incômodo acontece, pois, as pessoas com autismo possuem a chamada: hipersensibilidade auditiva.

"Muitos, a maioria dos autistas, são mais sensíveis aos sons altos. Os fogos podem causar dor, medo e até mesmo ataques de pânico. Na hora dos estouros a sensação que eles tem é de estar levando socos nos ouvidos", descreve a especialista.
"O momento gera uma crise de pânico por conta da sobrecarga de estímulos. Com isso, muitas vezes é bom evitar vários eventos durante o mesmo dia. Por exemplo, evito levar a Bárbara em vários eventos, também usamos abafadores", narra.
CRICARE

Confira dicas para lidar com os fogos de artifício:

1 - Providencie fones de ouvido antirruído

Muitos autistas possuem a chamada hipersensibilidade auditiva, com isso, eles escutam os barulhos e ruídos com intensidade maior do que outros indivíduos. Com isso, os pais e responsáveis podem providenciar fones antirruídos e abafadores.

2- Informe a condição da criança para vizinhos, amigos e familiares

É importante informar a condição da criança com hipersensibilidade para os amigos e familiares. Dessa forma, eles podem se preparar, ajudar e até mesmo prestar atenção no excesso de barulhos.

3- Mantenha a criança informada sobre a situação

Durante a virada dos anos é tradicional a queima de fogos de artifício. Com isso, é importante preparar a criança e o adolescente, explicando o motivo, o que os artefatos significam e que as pessoas ficam felizes.

4- Dê preferência para celebrações em locais mais calmos

5- Prefira os fogos de artifício sem barulho

Se possível, os familiares e amigos podem optar pela utilização de fogos de artifícios sem barulhos. Desde o ano de 2022, é proibida a fabricação e utilização dos fogos com efeitos sonoros no Estado.

Lei proíbe venda de fogos de artifício com barulho no ES

No ano de 2022, virou norma estadual o projeto de lei que proíbe a fabricação, comercialização, manuseio, utilização, queima e a soltura de fogos de artifício que emitem sons e estouros no Espírito Santo.

A norma estadual de proibição foi promulgada no dia 02 de dezembro, após publicação no Diário do Poder Legislativo.

A proibição vale para lugares abertos e fechados, em áreas públicas e privadas. Conforme o texto, as multas previstas para quem descumprir a norma variam de R$ 807 a R$ 12.105.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES