A medida é uma forma de assegurar que o benefício alcance efetivamente aqueles que realmente necessitam
A falta de consistência nos dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) resultará no bloqueio do pagamento do Bolsa Família a partir deste mês. Se a situação não for regularizada dentro de seis meses, os benefícios serão cancelados.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome explica que essa medida é uma forma de assegurar que o benefício alcance efetivamente aqueles que realmente necessitam.
O pagamento começa no dia 18 de janeiro e segue até o dia 31, de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social). Em 2023, o programa de transferência de renda do governo federal atendeu, em média, 21,3 milhões de famílias.
Após a regularização, é necessária a atualização no CadÚnico. A retirada da pendência ocorrerá de forma automática no Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec).
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, as famílias foram comunicadas sobre a situação do CPF e orientadas sobre regularizar o documento. A comunicação foi feita por mensagens enviadas por meio do extrato de pagamento dos benefícios, do aplicativo do Programa Bolsa Família e do Aplicativo Caixa Tem.
Para esclarecer dúvidas, o governo disponibiliza diversos canais de atendimento, incluindo o Disque Social 121, chat, formulário eletrônico e informações permanentes no site do MDS.
Com informações do Portal R7.