O município de São Gabriel da Palha está entre os municípios que mais se desenvolveu em qualidade e equidade de ensino no Espírito Santo. Em 2024, a Educação da cidade se habilitou para receber dois tipos de recursos complementares ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb): Valor Anual Total por Aluno (VAAT); e Valor Aluno Ano Resultado (VAAR).
LEIA TAMBÉM: Casa da Moeda abre inscrições para concurso com salário de até R$ 9,1 mil
Para receber o VAAR, os municípios precisam atender a certas condições: devem reduzir as desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais; promover melhorias na aprendizagem; adotar práticas de gestão democrática e homologar referências curriculares alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
"Estamos orgulhosos do desenvolvimento de nossa cidade em termos de qualidade e equidade de ensino, prioridade do nosso prefeito Tiago Rocha. A habilitação para receber recursos complementares ao Fundeb é um reconhecimento do nosso compromisso com a educação e da dedicação de nossos educadores e gestores. Estamos comprometidos em atender todas as condições estabelecidas para garantir que nossos alunos recebam a educação de qualidade que merecem", disse a secretária de Educação de São Gabriel da Palha, Marleninha.
LEIA TAMBÉM: Venezuelano morre após grave acidente envolvendo ônibus em Vila Velha
"Mais uma vez nossa gestão trazendo resultados para nossa população. Ao longo da nossa gestão plantamos e regamos investimentos na nossa educação municipal e, agora estamos colhendo os frutos resultado do empenho de todos os colaboradores que não medem esforços em promover uma educação de qualidade aos nossos gabrielenses", disse o prefeito Tiago Rocha.