Geral litoral do Espírito Santo

Número de ninhos de tartarugas aumenta em mais de 30% no ES e especialistas apontam que El Niño pode ser o fator

Segundo levantamento feito por um projeto que monitora o litoral do estado, 797 desovas de tartarugas já foram confirmadas em todo o litoral do Espírito Santo, o que representa um aumento de 31%.

Por Regional ES

11/01/2024 às 13:29:14 - Atualizado há
O período reprodutivo das tartarugas é de setembro a março ?- Foto: Reprodução/Fundação Projeto Tamar

O fenômeno climático El Niño vem aumentando a temperatura não só no Brasil, mas em todo o mundo e fez com que 2023 batesse recorde de calor e se tornasse o ano mais quente. Mas, parece que os efeitos desse fenômeno também podem estar afetando a vida marinha. Especialistas acreditam que águas mais quentes podem estar ajudando no aumento de ninhos de tartarugas no litoral do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Falta pouco para inauguração da Quadra Poliesportiva de Barra Seca

CRICARE

Um levantamento apontou que a temporada reprodutiva das tartarugas marinhas de 2023/2024 já superou em 31,7%, com 797 ninhos, a temporada de 2022/2023, quando foram registrados 605 ninhos.

Ninhos são monitorados em todo o litoral do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Fundação Projeto Tamar

Ninhos são monitorados em todo o litoral do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Fundação Projeto Tamar

Os dados são da Ambipar Environmental Response, atual responsável pela execução do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Campos e do Espírito Santo (PMP-BC/ES).

THOMAZINE

O projeto abrange todo o litoral do Espírito Santo e esse número registra desovas entre setembro de 2023 até janeiro de 2024. Quase todas as cidades do litoral do estado já tem ninhos.

Ninho de tartaruga no litoral do Espírito Santo — Foto: Reprodução/Ambipar Environmental Response

Ninho de tartaruga no litoral do Espírito Santo — Foto: Reprodução/Ambipar Environmental Response

Como a temporada reprodutiva ainda vai até março, os números são preliminares e devem aumentar até o final da temporada.

LEIA TAMBÉM: Parceria entre o município de Nova Venécia e Governo do Estado vai beneficiar mais de 500 famílias

O primeiro ninho foi registrado em 12/09/2023, na praia de Guriri, São Mateus.

Até o momento as cidades de Linhares, São Mateus, Serra, Fundão, Guarapari, Conceição da Barra, Aracruz, Marataízes, Presidente Kennedy, Vila Velha, Itapemirim e Anchieta já registraram ninhos.

El Niño pode ter colaborado

Filhotes de tartaruga indo para o mar no Espírito Santo — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Segundo o biólogo Coordenador de Pesquisa e Conservação da Fundação Projeto Tamar/ES, Alexandro Santos, um aumento de ninhos de tartaruga vem sendo percebido há alguns anos, mas não era tão expressivo. Por isso, o El Niño pode estar interferindo nesse aumento.

"Pode ser um aumento de população. Um ano só não diz muita coisa, a gente vem em uma crescente de aumentos menores, mas era de 5%, 10%. A última vez que a gente teve um salto desses foi no ano de 2015, que também foi um ano muito quente e de El Niño", contou.

Ninho de tartarugas aberto no litoral do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Fundação Projeto Tamar

Ninho de tartarugas aberto no litoral do Espírito Santo — Foto: Divulgação/Fundação Projeto Tamar

LEIA TAMBÉM: Jesus no Litoral sobe no trio neste sábado em Guriri

Com esse aumento de produção de alimento, Alexandro explicou que mais tartarugas conseguiram chegar a um crescimento ideal para desovar no litoral.

"As tartarugas tem ciclos sazonais, a gente está em um ano de El Niño, as temperaturas estão altas, elas podem ter tido um aumento de disponibilidade de alimento para as tartarugas. No mar, esse fenômeno pode ter dois efeitos, dependendo das regiões. Se foi uma região muito quente, a comida diminui. Mas em regiões mais frias, um aumento de temperatura aumenta a produção de alimento", explicou o biólogo.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Nova Venécia realiza reunião para organização da comemoração dos 70 anos de Nova Venécia

As tartarugas que desovam no Brasil de forma geral, são monitoradas por satélite e ficam espalhadas para se alimentar pelo sudeste e sul do país e também na Argentina e no Uruguai. Depois de se alimentarem, elas procuram o litoral e fazem a desova.

Período de desova

  • Vai de setembro até março
  • Uma tartaruga, em média, coloca 5 ninhos por temporada
  • Cada ninho tem aproximadamente 120 ovos
  • Desse 120 ovos, cerca de 75% nascem
  • As principais espécies tartarugas que desovam no litoral do Espírito Santo são a tartaruga cabeçuda e a tartaruga de couro, também conhecida como tartaruga gigante

Especialistas acreditam que aumento de ninhos de tartarugas pode estar relacionado ao El Niño — Foto: Divulgação/Fundação Projeto Tamar

Especialistas acreditam que aumento de ninhos de tartarugas pode estar relacionado ao El Niño — Foto: Divulgação/Fundação Projeto Tamar

Fonte: G1
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES