De acordo com o Crea-ES, autuação ocorreu após serem constatadas irregularidades no local, que passava por uma reforma no telhado do imóvel
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) autuou o Supermercado BH, localizado no bairro Paul, em Vila Velha, por exercício ilegal da profissão após parte da estrutura do local desabar na tarde da última terça-feira (23). Ninguém ficou ferido.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Manifestantes ateiam fogo em pneus e interditam Rodovia do Sol, em Vila Velha
Segundo o Crea-ES, a autuação ocorreu após serem constatadas irregularidades no local, que passava por uma reforma no telhado do imóvel, para substituir algumas telhas, principalmente por conta das fortes chuvas que atingiram a região no último domingo (21).
Durante vistoria, foi constatada a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o que teve papel significativo para o acidente, de acordo com o Crea-ES. Além disso, uma segunda autuação foi feita ao estabelecimento, pela substituição de máquinas de climatização realizada há poucos meses, também sem ART.
LEIA TAMBÉM: Celular de enfermeira grávida assassinada ainda não foi localizado
De acordo com o engenheiro civil, ambiental e de segurança do trabalho, Giuliano Battisti, durante a inspeção foi notado que não havia vigas ou pilares, fundamentais para garantir a segurança da obra. Além disso, havia sinais de que o telhado metálico estava bastante corroído.
"Os levantamentos prévios apontam a ausência de vigas e pilares que seriam fundamentais para garantir a estrutura do telhado. Além disso, a estrutura metálica estava visivelmente corroída e não apresentava sinais de manutenção recente, o que agrava a situação", disse.
O presidente do Crea-ES, Jorge Silva, afirmou que a presença de engenheiros é fundamental para reformas em estruturas já existentes em estabelecimentos comerciais.
"Este caso ressalta a necessidade da presença e participação de engenheiros responsáveis tanto para novos empreendimentos quanto para reformas dos já existentes".
Em nota encaminhada à reportagem, o Supermercado BH declarou que o incidente aconteceu devido à ruptura parcial da estrutura do telhado.
"Informamos que não houve vítimas, e todos os clientes e colaboradores estão seguros. As autoridades locais estão conduzindo a situação para identificar as causas do incidente", declara a empresa.