Cidades São Mateus ES

Chuva: sobe para 71 o número de famílias atendidas em São Mateus

Por Regional ES

30/01/2024 às 19:27:41 - Atualizado há
Foto: Reprodução

As Secretarias de Assistência Social e de Defesa Social da Prefeitura de São Mateus recebeu, ao longo dos últimos sete dias, dezenas de ligações e mensagens com vídeos relatando transtornos como alagamentos, destelhamentos e voçorocas (valas escavadas pela passagem da água pluvial). Nesta terça-feira (30) foram contabilizadas 71 famílias atendidas no Município.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Ao tentar sair de garagem, carro cai de prédio e motorista fica ferido na Praia da Costa

Desde terça-feira passada (23), quando choveu mais de 50mm em pouco mais de três horas, o acumulado já totaliza mais de 160 milímetros. Pautadas pelas solicitações de moradores, equipes da Defesa Civil e Assistência Social percorreram bairros durante toda a segunda-feira (29) e terça-feira (30). Somente No Bairro Eldorado, 21 famílias foram atingidas: duas estão desalojadas e uma foi classificada como desabrigada.

CRICARE

"Todos os relatos e ocorrências que a Assistência Social verifica são encaminhados para a Defesa Social, que faz as vistorias e retorna o laudo para que, quando é o caso, tomemos as providências necessárias" – destacou a secretária de Assistência Social, Marinalva Brodel.

LEIA TAMBÉM: Casagrande testa positivo para Covid pela terceira vez

AINDA SOB ALERTA

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), com um acumulado de chuvas próximo aos 300 mm, em janeiro de 2024 já choveu o dobro da média histórica para São Mateus, que é de 150 mm e vai chover mais: nesta segunda-feira continua o alerta para chuvas intensas (perigo potencial) e, segundo o Informativo Meteorológico 04/2024 do Órgão, há previsão de pancadas de chuva para toda esta última semana de janeiro/início de fevereiro.

THOMAZINE

PRECAUÇÃO NUNCA É DEMAIS

A característica das precipitações que vêm acontecendo durante o mês de janeiro e causando transtornos, são os grandes volumes em pouco espaço de tempo, como os 63 mm registrados em apenas duas horas de chuva na madrugada do último domingo.

Essas "pancadas de chuva" podem vir acompanhadas de raios e ventos fortes, que trazem mais riscos para as pessoas.

LEIA TAMBÉM: Resultado do Sisu 2024 é divulgado; veja como consultar

A Defesa Civil recomenda não procurar abrigo debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, bem como evitar usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas ou carregadores.

Em caso de enxurrada ou similar, é recomendável colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos, evitar permanecer ao ar livre e, principalmente para quem tem residência em locais de risco, se necessário, buscar abrigo em casa de amigos ou parentes.

Foto: Reprodução

Fonte: Prefeitura de São Mateus
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES