Destaque Vitória ES

Cortejo marítimo em Vitória celebra 150 anos da imigração italiana neste sábado

À Capital chegarão comitivas de diversas cidades capixabas, com descendentes vestidos a caráter para aproveitar o evento

Por Regional ES

17/02/2024 às 07:59:21 - Atualizado há
Foto: Divulgação/Vports

As cores branca, rosa e azul, que representam o Espírito Santo, ganharão neste sábado (17) tonalidades de vermelho e verde, para celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil, que teve início no Estado.

LEIA TAMBÉM: Esposa de Zé Vaqueiro fala sobre evolução de saúde do filho Arthur

Para celebrar a data, capixabas irão às ruas para um cortejo marítimo que terá início na Praça do Papa, em Vitória, às 7h, onde os participantes embarcarão no aquaviário e seguirão até a Vports, antigo Porto de Vitória.

CRICARE

À capital, chegarão comitivas de diversas cidades capixabas, todos descendentes vestidos a caráter para aproveitar o evento.

E, para deixar o passeio ainda mais especial, o trajeto será feito em uma réplica do navio "La Sofia", que trouxe os primeiros imigrantes italianos ao Estado no longínquo ano de 1874.

LEIA TAMBÉM: Funcionário morre imprensado em acidente em marmoraria de Castelo

O governador acompanha o cortejo até a Catedral, onde acontece a Missa Polifônica Italiana, que conta com um coro de mais de 100 vozes, às 10h.

LEIA TAMBÉM: Carnaval em Jaguaré valorizou artistas locais

Para deixar tudo ainda mais especial, logo após a missa, haverá o famoso Tombo da Polenta, festejo tradicional da cidade de Alfredo Chaves, além de outras atrações festivais e culturais italianas.

THOMAZINE

História

A imigração italiana no Brasil teve início no Espírito Santo, em 1874, quando o navio "La Sofia" atracou no Porto de Vitória, trazendo Expedição Tabacchi, trazendo 388 camponeses do país europeu.

Os imigrantes logo se mudaram para diversas cidades do Estado. O fluxo migratório continuou por quase um século e, em 1900, verificou-se a entrada de 34.925 imigrantes italianos para os portos do Estado.

Intercâmbio cultural e econômico

O intercâmbio cultural entre Espírito Santo e Itália se mantém até hoje, partindo agora também para uma duradoura parceria econômica, com exportação de produtos brasileiros como blocos e chapas de granito, além de ferro gusa e café, que saem do antigo Porto de Vitória.

Em contrapartida, o país do velho continente fica com o papel de abastecer as terras capixabas com vinhos italianos.

"A imigração italiana é parte da nossa identidade, da formação do nosso povo, da cultura e da história deste Estado, e isso precisa ser comemorado e recontado", disse.

LEIA TAMBÉM: Feira da Ilha: 58 expositores na 2ª Cores e Sabores em Guriri

Programação dos festejos

6h - Recepção das comitivas;
7h às 7h30 - Concentração - início do cortejo para o embarque dos imigrantes;
8h - Chamada para o embarque dos imigrantes;
8h30 - Partida do navio - cortejo marítimo;
9h - Desembarque dos imigrantes no Porto de Vitória;
9h30 - Caminhada dos imigrantes para a Catedral Metropolitana (subida pela escadaria Bárbara Lindenberg - Palácio Anchieta);
10h - Missa Polifônica Italiana - Coro das 100 vozes;
11h30 - Saudações das autoridades;
12h - Início dos festejos e das atrações culturais.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES