Política Ministra da Saúde

Pressão de deputados leva ministra da Saúde a exonerar Nésio Fernandes

Secretário de Atenção Primária à Saúde vinha sendo pressionado por políticos e pelo presidente da Câmara, insatisfeitos com a distribuição de verbas da pasta

Por Regional ES

22/02/2024 às 06:31:07 - Atualizado há
Foto: Myke Sena/MS

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, decidiu exonerar nesta quarta-feira (21), o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, que já foi secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo. A informação é do Estadão.

LEIA TAMBÉM: VÍDEOS | Veja momento em que barranco desmorona em Afonso Cláudio

Nésio era pressionado por líderes partidários e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que estavam insatisfeitos com a distribuição de verbas da pasta. Segundo três fontes das Pasta ouvidas pelo Estadão, a decisão será publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).

CRICARE

Médico sanitarista, Nésio Fernandes estava no cargo desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No Ministério da Saúde, ele foi o encarregado de gerenciar políticas relacionadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e ao programa Mais Médicos.

LEIA TAMBÉM: Leilão de bens públicos em Jaguaré disponibiliza itens para visitação

O secretário visitou três diferentes prédios da pasta para avisar que estava deixando o cargo. O Estadão procurou a ministra Nísia Trindade, mas ela não quis se manifestar. Nésio não atendeu às ligações.
THOMAZINE

Nésio sofreu pressão de Lira antes de ser exonerado

A Secretaria de Atenção Básica, chefiada por Nésio, era alvo de descontentamento de líderes partidários na Câmara dos Deputados.

No começo deste mês, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), formulou um requerimento de informações (RIC) destinado à ministra da Saúde questionando a pasta sobre os critérios para a distribuição de verbas para serviços de média e alta complexidade (MAC) e de pagamento de emendas parlamentares.

LEIA TAMBÉM: Grave acidente deixa dois mortos e três feridos na BR-101, em Alfredo Chaves

Apesar do descontentamento dos parlamentares, o Ministério empenhou (isto é, reservou para pagamentos) o equivalente a 98% do valor total das emendas apresentadas: R$ 12,5 bilhões.

A pasta também empenhou 91% do total das verbas remanescentes do Orçamento Secreto. No Ministério da Saúde, essas verbas somavam R$ 2,67 bilhões em 2023.

LEIA TAMBÉM: Criança de 9 anos é detida nos EUA após familiar ser morto com tiro na cabeça

A partir do requerimento de Lira, especialistas em Orçamento da Câmara e do Ministério da Saúde passaram a se reunir para rastrear o envio de verbas por parte da pasta.

Antes de chegar na pasta, Nésio foi o secretário de saúde do Espírito Santo, durante o primeiro mandato do governador capixada Renato Casagrande (PSB). Em março de 2022, ele foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

*Com informações do Estadão

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES