A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) , com o compromisso de promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças desde os primeiros anos de vida, tem concentrado esforços em iniciativas como a do Programa Criança Feliz (PCF).
LEIA TAMBÉM: ES passa dos 25 mil casos notificados de dengue
Essa dedicação resultou não apenas em uma ampliação dos serviços oferecidos, mas também em reconhecimento estadual, com o município sendo premiado por dois anos consecutivos, em 2022 e 2023, por suas realizações na área da primeira infância.
LEIA TAMBÉM: Espírito Santo recebe novos investimentos em distribuição de energia
Este programa, que visa promover o desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade, recebeu um impulso significativo em Nova Venécia. A administração municipal não apenas ampliou a equipe dedicada ao programa, mas também investiu em capacitação para garantir que os profissionais estivessem adequadamente preparados para atender às necessidades das famílias e das crianças.
LEIA TAMBÉM: Fortes chuvas em Linhares levam Rio Doce a atingir cota de atenção
Além disso, outro passo importante foi a integração das crianças atendidas pelo Programa Criança Feliz ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) dentro do Cras.
"Hoje nós temos além de coordenador, visitadores, uma assistente social para atender as famílias referenciadas no Programa Criança Feliz com atendimentos personalizados para identificar as demandas. Com a ajuda desse profissional, é permitido uma abordagem mais abrangente, não apenas atendendo às necessidades específicas das crianças, mas também oferecendo suporte e orientação às famílias, reconhecendo a importância do contexto familiar no desenvolvimento infantil, pontuou a coordenadora do Cras.
LEIA TAMBÉM: Decreto de emergência por dengue é publicado
Atualmente, o município de Nova Venécia atende uma média de 130 famílias por meio do Programa Criança Feliz, tanto na sede quanto na zona rural, levando mais conhecimento às famílias da região de Cedrolândia e Guararema, com resultados visíveis sendo observados em termos de desenvolvimento infantil e bem-estar familiar, onde cada criança tem a oportunidade de alcançar seu pleno potencial desde os primeiros anos de vida.
Na última, terça-feira (21), os municípios de Mantenópolis, Colatina, Nova Venécia e Bom Jesus do Norte estiveram presentes no Palácio Anchieta, na capital Vitória, sendo recepcionados pela primeira dama do Estado, a secretária e subsecretário de Estado de Assistência Social para a entrega da premiação da 3ª edição do concurso de Boas Práticas pela Infância (BPIC). O município veneciano foi representado pelas coordenadoras do Cras e do Programa Criança Feliz e as visitadoras.
LEIA TAMBÉM: ES passa dos 25 mil casos notificados de dengue
Nos links abaixo, é possível conferir em vídeo o trabalho da equipe do Programa Criança Feliz que resultou nas premiações a nível estadual:
https://www.instagram.com/reel/Ctwhuw2RriJ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
https://www.instagram.com/reel/C0SEIZ0OJmf/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==