Assim que informação sobre rompimento de barragem chegou à Prefeitura, Gestão Municipal tomou as medidas necessárias para evitar maiores prejuízos; ações da Defesa Civil, Transportes e Saae foram imediatas e garantiram a retomada da normalidade
O rompimento de uma barragem no Córrego do 18 nesta quarta-feira à noite foi prontamente respondido pela Prefeitura de Jaguaré que, imediatamente atuou para evitar prejuízos. Assim que foi informada do ocorrido, a Gestão Municipal acionou a Coordenação de Defesa Civil do município, a Secretaria Municipal de Transportes e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae.
LEIA TAMBÉM: Jaguaré comemora classificação para as quartas de final do Capixabão
Assim que foi informado sobre o problema, o prefeito Marcos Guerra assumiu o comando das ações de resposta ao problema. "Nós ficamos muito preocupados e tomamos providências imediatamente. Enviamos a Defesa Civil e nossa equipe para São João Bosco para verificar os danos. Tínhamos condições desfavoráveis porque estava chovendo muito naquele momento. A nossa primeira preocupação é com a vida das pessoas e depois também em evitar prejuízos materiais", ressaltou o prefeito
LEIA TAMBÉM: Pressão de deputados leva ministra da Saúde a exonerar Nésio Fernandes
Antes de qualquer incidente com as bombas na barragem do Jundiá, o Saae agiu rápido e desligou as mesmas para evitar uma pane em face da subida do nível da água. Segundo o diretor do Saae, Valmir Cristo, foi necessária uma reação rápida do órgão. "Tivemos que desligar momentaneamente as bombas, mas, nosso sistema voltou a funcionar pela manhã, a partir das 5 horas já estava normalizado", destacou Valmir.
A Prefeitura de Jaguaré reforça a importância de que todos estejam atentos diante da possibilidade de rompimento de barragens em períodos de aumento no volume de água devido às chuvas. "Pedimos que os moradores das regiões ribeirinhas fiquem em alerta e sigam as orientações da Defesa Civil. Sempre que passarmos por períodos de muita chuva, solicitamos aos produtores que abram os monges para dar vazão à água. A segurança de todos é nossa prioridade", concluiu o prefeito Marcos Guerra.