A quarta-feira (13) começou movimentada no Espírito Santo, com dois protestos registrados pela manhã e um na noite do dia anterior. Um deles, é em uma das BRs importantes que liga norte a sul do estado.
LEIA TAMBÉM: ES participa de pesquisa nacional sobre sequelas da covid-19; veja as cidades
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF/ES), no km 35 da BR 101, em Conceição da Barra, a rodovia está interditada devido a uma manifestação de militantes do Movimento Atingidos por Barragens (MAB). A polícia pede atenção aos condutores que trafegam pela região.
O MAB afirma que o objetivo é "denunciar o descaso das empresas Samarco-Vale-BHP, responsáveis pelo rompimento da barragem de mineração de Fundão, em Mariana/MG, que, após 8 anos, não garantiram a reparação integral de milhares de pessoas atingidas por barragens".
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Vitória anuncia reajuste salarial para servidores
Em 2024 o rompimento da Barragem de Fundão completa 9 anos, sem uma solução definitiva, e as famílias atingidas exigem seus direitos. Um deles é água limpa, já que o Rio Doce foi contaminado.
Já na BR 447, conhecida como Estrada de Capuaba, em Vila Velha, moradores protestaram na noite de terça-feira (12). Populares fecharam os dois sentidos da pista ateando fogo em pneus. Segundo a PRF, manifestação foi contida por volta de 21h.