Saúde (Sesa)

ES participa de pesquisa nacional sobre sequelas da covid-19; veja as cidades

Ao longo do mês março, 33.250 pessoas que tiveram covid-19 em 133 municípios brasileiros vão receber visitas domiciliares

Por Regional ES

13/03/2024 às 06:38:33 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Freepik

O Ministério da Saúde retomou na última segunda-feira (11) a que é considerada a maior pesquisa sobre a covid-19 no Brasil. No Espírito Santo, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa) 4 municípios foram selecionados para participar do estudo "Epicovid-19". São eles:

LEIA TAMBÉM: Servidora de prefeitura morre com suspeita de dengue no ES

- Colatina;

- São Mateus;

- Cachoeiro;

- Vitória.

CRICARE

De acordo com informações divulgadas pela pasta, nesta segunda fase da Epicovid 2.0 e ao longo das próximas semanas, serão entrevistados 33.250 moradores de todos os estados brasileiros e Distrito Federal.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de São Mateus garante continuidade dos serviços prestados pelo hospital maternidade: convênios de mais de r$ 2,7 milhões

"A Epicovid 2.0 faz parte do trabalho de fortalecimento do monitoramento da Covid-19, que o Ministério da Saúde vem realizando desde maio de 2023", destacou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ethel Maciel.
THOMAZINE

Saiba como a Epicovid 2.0 vai funcionar

Os participantes serão selecionados aleatoriamente, por meio de sorteio. As equipes responsáveis pelas visitas ouvirão os moradores sobre vacinação, sintomas de longa duração, histórico de infecção pelo coronavírus, além dos efeitos da doença na rotina. Apenas uma pessoa, por residência, irá responder a um questionário.

LEIA TAMBÉM: Ensaios para a peça Paixão de Cristo em Jaguaré já começaram

Nesta etapa e diferente das anteriores, não haver coleta de sangue ou outro teste de covid.

Coordenador do estudo, o epidemiologista Pedro Hallal, disse que a expectativa é de que a coleta dos dados leve entre 15 e 20 dias.


"O Epicovid 2.0 é uma nova fase do estudo iniciado em 2020. Embora agora não estejamos mais sob uma pandemia grave como tivemos, o vírus continua na sociedade e seus efeitos na vida das pessoas também. Esse agora é o nosso alvo, entender o impacto da doença na vida das pessoas e das famílias brasileiras", explica.

Identificação dos entrevistadores

Cada profissional que realizará o contato direto com os moradores passou por treinamento e estará devidamente identificado com crachás da empresa e coletes brancos com as marcas da UFPel, da Fundação Delfim Mendes Silveira (FDMS) e da LGA, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em caso de dúvidas, o cidadão poderá acionar a empresa por meio do dos telefones (31) 3335-1777 e (31) 99351-2430.

A 'Epicovid 2.0: Inquérito nacional para avaliação da real dimensão da pandemia de COVID-19 no Brasil', pretende fazer uma coleta de dados para dar suporte a futuras políticas públicas voltadas para o tratamento das sequelas da doença, também conhecidas como covid longa.

*Com informações do Ministério da Saúde

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES