O volume de vendas do Varejo, que engloba oito atividades, cresceu 3,9% no Espírito Santo em janeiro quando comparado a dezembro de 2023. O resultado da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) foi divulgado nesta quinta-feira (14) pelo IBGE.
LEIA TAMBÉM: Ex-prefeito do ES é condenado a devolver R$ 890 mil aos cofres públicos
LEIA TAMBÉM: Detran|ES alerta proprietários de veículos sobre golpe do IPVA
Compõe o Varejo as atividades combustíveis e lubrificantes; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; livros, jornais, revistas e papelaria; equipamen
tos e materiais para escritório, informática e comunicação, além de outros artigos de uso pessoal e doméstico.
Em janeiro, a receita nominal varejista no Espírito Santo fechou com alta de 4,1%. Comparando com o mesmo mês em 2023, houve queda de 0,7% no volume de vendas e de 0,4% na receita nominal.
LEIA TAMBÉM: Ex-prefeito do ES é condenado a devolver R$ 890 mil aos cofres públicos
No acumulado do ano, o volume de vendas caiu 0,7% e a receita nominal 0,4%. Já no acumulado dos últimos 12 meses, os resultados ficaram em +2,3% e +2,1%, respectivamente.
Varejo ampliado
No cenário do Varejo ampliado, que engloba, além das atividades listadas, os veículos, motocicletas, partes e peças, além de material de construção, houve queda de 1,6% em janeiro 2024 comparado a dezembro 2023 e de 1,4% na receita nominal.
LEIA TAMBÉM: Sejus e BID firmam parceria para inovar programas de ressocialização no sistema prisional
Janeiro 2024 comparado a janeiro 2023 aponta uma queda de 4,2% nas vendas e de 4,9% na receita nominal. No acumulado do ano: – 4,2% e -4,9%. Nos últimos 12 meses: +7,9% e +8,4%, respectivamente.