O evento tem objetivo promover a inclusão e destacar a importância da conscientização sobre o autismo e espera reunir 5 mil pessoas
A Caminhada pelos Autistas de 2024 acontece neste domingo (14). O evento promovido pela Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes), espera reunir mais de 5 mil pessoas entre famílias, amigos, e apoiadores da causa.
LEIA TAMBÉM: Vitória é a única cidade do ES a receber nota A no Mapa do Turismo
A caminhada vai acontecer na Praia de Camburi, em Vitória, e tem como objetivo promover a inclusão e destacar a importância da conscientização sobre o autismo. A concentração está marcada para às 8 horas no Píer de Iemanjá, e o início da caminhada está previsto para às 8h30, seguindo até o Hotel Aruan.
Neste ano, a ação traz como tema central a ideia de que a união torna as famílias e a comunidade mais fortes!
O objetivo da caminhada é promover a inclusão e destacar a importância da conscientização sobre o autismo. Neste ano, a ação traz como tema central a ideia de que a união torna as famílias e a comunidade mais fortes. Para Pollyana Paraguassú, presidente da Amaes, a união é fundamental para enfrentar os desafios diários e para garantir a inclusão e os direitos das pessoas com autismo. "Nosso objetivo é que as famílias atípicas se unam e se munam de informações. A união deixa nossas famílias mais fortes, nossas embarcações podem ser diferentes, mas nosso mar é o mesmo".
Além do caráter de conscientização, o evento também é um momento de lazer para as famílias e contará com recreação para as crianças, brincadeiras, picolé, pipoca e interação ao ar livre.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o comportamento social, a comunicação e a linguagem.
A pessoa autista pode desenvolver manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interac?ão social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
"Mostrar que somos muitos e somos visíveis é um dos principais objetivos da caminhada. É hora de furar essa bolha e mostrar que a inclusão é o caminho certo a seguir", destaca Pollyana.
Os organizadores do evento esperam superar a marca de 5 mil pessoas neste ano. São esperadas caravanas de outras cidades como Viana e Cariacica.