Destaque Vitória ES

Caminhada pelos Autistas reúne multidão em Camburi

O evento, que aconteceu nesse domingo (14), tem objetivo promover a inclusão e destacar a importância da conscientização sobre o autismo

Por Regional ES

15/04/2024 às 06:12:16 - Atualizado há
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que foi comemorado em 2 de abril, é uma data muito importante na sociedade, principalmente para as famílias dos autistas que precisam enfrentar inúmeras lutas cotidianamente.

LEIA TAMBÉM: Cinco pessoas morrem em acidente na BR-101 em Presidente Kennedy

THOMAZINE

Na manhã deste domingo (2), mesmo sob chuva, uma caminhada promovida pela Associação dos Amigos dos Autistas no ES (Amaes) reuniu familiares e simpatizantes da causa.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Jaguaré inicia aplicação de revsol na Comunidade do Giral

Em entrevista ao Folha Vitória, a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, agradeceu a presença de todos os presentes na caminhada.

"Mesmo diante da chuva persistente, nunca desistimos. Tantas famílias, tantos parceiros aqui reunidos, essa chuva foi como um renovo para nossa alma, uma prova de nossa resiliência, assim como das famílias que convivem com o autismo", destacou.
CRICARE

Você conhece os sinais do autismo?

Alguns sinais do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) surgem a partir de 1 ano e meio de idade, podendo surgir até mesmo antes, em casos mais graves. Veja alguns deles:

• Não manter contato visual por mais de dois segundos;
• Fazer movimentos repetitivos sem função aparente;
• Alinhar objetos;
• Não atender quando chamado pelo nome;
• Hiperfoco: apresentar interesse restrito por um único assunto;
• Escolalia: repetir frases ou palavras em momentos inadequados, sem a devida função;


Vale lembrar que a cor azul, que representa o TEA é pelo fato da prevalência ser, em média, de quatro homens para cada mulher com o transtorno.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o comportamento social, a comunicação e a linguagem.

A pessoa autista pode desenvolver manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interac?ão social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades

Alguns Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos. A prevalência é maior no sexo masculino.


Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES