Cidades Agricultura

Pedro Canário: 160t de calcário para agricultura

Entrega de material para a preparação do solo integra ações do Programa Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Ales, para o fomento da produção da agricultura familiar

Por Regional ES

15/04/2024 às 15:00:00 - Atualizado há
Agricultores participaram do ato de entrega, que contou com a presença do presidente Marcelo Santos / Foto: Aldo Aldesco

Cento e sessenta toneladas de calcário foram entregues para os produtores rurais do Assentamento Castro Alves, no município de Pedro Canário, norte do estado. O evento aconteceu nesta sexta-feira (12), na sede do assentamento. Estiveram presentes à solenidade os agricultores; autoridades municipais; o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos); e a assessoria do Programa Arranjos Produtivos. O programa é coordenado pela Secretaria da Casa dos Municípios da Ales.

LEIA TAMBÉM: Semana começa com temperaturas amenas no ES; veja a previsão

THOMAZINE


Morador da área desde criança, quando seu pai era vaqueiro da fazenda que existia no local, o agricultor Adalto de Jesus faz parte do assentamento e ficou contente com a chegada do calcário:

"Desde 1976, eu já morava aqui, meu pai era vaqueiro dessa fazenda. Continuamos aqui. A necessidade maior, primeiro, é a preparação do solo, senão não tem como produzir", afirmou.

LEIA TAMBÉM: Flamengo vence o Atlético-GO em jogo com arbitragem polêmica


Segundo ressaltou Adalto, o assentamento necessita também de equipamentos e acompanhamento técnico: "Produzimos pimenta do reino e café e precisamos apoio de maquinários e irrigação", registrou.

O prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo (Republicanos), elogiou a iniciativa da Assembleia e falou sobre a importância do calcário para os pequenos agricultores. Disse que o Programa Arranjos Produtivos leva desenvolvimento para a agricultura do município.

CRICARE

"A prefeitura vem contribuindo com as atividades do programa, atendendo o agricultor com maquinário e equipamentos, suplementos agrícolas e transporte do calcário", relatou o prefeito.

O deputado Alexandre Xambinho (Podemos) também enalteceu a importância do programa para o desenvolvimento da agricultura do estado. "O programa dá oportunidade ao homem do campo para gerar emprego e renda", avaliou.

LEIA TAMBÉM: Senado Federal avalia Projeto de Lei que isenta pessoas do espectro autista de tributação

O deputado Marcelo Santos (Podemos), presidente da Assembleia Legislativa, pontuou que o programa não se resume em fornecer mudas, insumos, equipamentos, mas visa garantir que os produtores se apropriem do conhecimento que é levado pelos técnicos para melhorar o plantio e, consequentemente, produzir mais.


O presidente da Ales lembrou que o grande produtor tem boas relações com as instituições de créditos, o que não acontece com o pequeno produtor. Por isso precisa de apoio dos poderes públicos com ações como o programa Arranjos Produtivos.

Outras ações

Na quinta-feira (11), o Programa Arranjos Produtivos esteve no noroeste capixaba e distribuiu 400 mudas de acerola para oito produtores de Colatina, além de 22 toneladas de calcário a produtores rurais familiares de Mantenópolis. O produto será destinado ao incremento da fertilidade do solo.


Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES