Destaque Desde 2022

Famílias do ES menos endividadas: inadimplência em março é a menor desde 2022

O valor é o menor desde julho de 2022, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)

Por Regional ES

17/04/2024 às 11:06:04 - Atualizado há
Foto: Freepik

O percentual de famílias do Espírito Santo com contas ou dívidas em atraso de pagamento diminuiu pela sexta vez consecutiva no mês de março, totalizando 33,9%.

LEIA TAMBÉM: Mega-Sena acumula pela 8ª vez e prêmio chega a R$ 72 milhões

O valor é o menor desde julho de 2022, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Fecomércio-ES com base nos dados coletados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

CRICARE

O índice de endividamento foi de 89,1%, um recuo de 1,2 pontos percentuais em relação a fevereiro. O número de famílias que não terão condições de pagar suas dívidas em atraso no próximo mês também diminuiu 1,4 pontos percentuais, passando de 21,5% para 20,1% em março.

Na divisão por faixa de renda, em março, 90,6% das famílias capixabas com renda de até 10 salários mínimos tinham assumido algum tipo de compromisso financeiro (endividamento), 38,3% estavam com contas em atraso (inadimplência) e 23,0% afirmaram que não terão condições de pagar suas dívidas nos próximos meses.

LEIA TAMBÉM: Correios anunciam cargos de nível médio e superior

O grupo com renda familiar acima de 10 salários mínimos teve um endividamento de 79,7% e inadimplência de 7,9%. Nessa faixa de renda, apenas 4,5% das famílias afirmaram que não terão condições de pagar dívidas em atraso nos próximos meses.
THOMAZINE

Na análise da Equipe Connect Fecomércio-ES, a sequência de quedas no indicador de inadimplência é um importante sinalizador da melhoria da qualidade desse endividamento, o que significa melhor capacidade de pagamento das obrigações financeiras pelas famílias, seja pelo lado da melhoria da renda, seja pelos ajustes realizados pelas mesmas no orçamento familiar.

LEIA TAMBÉM: Vitória registra março mais quente desde o ano de 1976

"O Espírito Santo está na contramão do que vem acontecendo em outros estados. Na média brasileira, as famílias aumentaram o endividamento e apresentaram maior nível de inadimplência em março em relação a fevereiro, o que não aconteceu aqui. Apesar do nível de endividamento ainda ser alto, registramos menos endividados, menos inadimplentes e menos famílias que não terão condições de pagar suas dívidas. Essas quedas consecutivas trazem boas perspectivas para o consumo futuro", afirma Ana Carolina Júlio, pesquisadora responsável pelo Eixo Observa do Connect Fecomércio-ES.

´Índice de taxa de desemprego caiu

Outro resultado importante é a taxa de desemprego (formal e informal) que, no Estado, fechou 2023 em 5,7%, sendo a menor desde 2012, quando a série histórica começou, de acordo com Relatório Connect Taxa de Desemprego.

A taxa ficou abaixo da média nacional, de 7,8%, foi a menor da região Sudeste e a 7ª menor taxa entre as 27 unidades da federação.

LEIA TAMBÉM: Aderes promove Encontro Estadual de Catadores de Recicláveis na Serra

Além disso, a queda nas taxas de juros impactou esse cenário, já que os juros nas parcelas e no valor total da dívida diminuem, o que contribui na busca por colocar as dívidas atrasadas em dia, segundo Ana Carolina Júlio.

Cenário nacional

No Brasil, o relatório da CNC mostrou que 78,1% das famílias afirmaram ter dívidas a vencer, o que significou um leve aumento de 0,2 p.p. em relação ao mês anterior. O percentual de inadim

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES