Casa não terá expediente em virtude do Dia da Colonização do Solo Espírito-Santense na quinta-feira (23) e do ponto facultativo decretado na sexta (24)
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) não terá expediente nesta quinta-feira (23) em decorrência da data que celebra a Colonização do Solo Espírito-Santense. Já na sexta-feira (24) foi decretado ponto facultativo na Casa. Nos dois dias não haverá atividades parlamentares, administrativas e atendimento no Espaço Assembleia Cidadã.
O Legislativo retorna ao funcionamento normal na segunda-feira (27), com horário habitual das 7 às 19 horas.
Colonização
A data faz referência à chegada de Vasco Coutinho e outros portugueses no estado e início da colonização, em 1535. O primeiro local de desembarque dos colonos foi a atual Prainha, em Vila Velha, e logo se tornou a primeira capital do Espírito Santo. Por esse motivo, na data também é celebrado o aniversário da cidade canela-verde, que este ano completa 489 anos.
A programação das festividades comemorativas deste ano está prevista para começar às 7 horas, seguindo até o meio-dia. O tradicional desfile cívico-militar, ponto alto da festa, deve contar com a participação de cerca de 1.300 alunos, conforme informado pela Secretaria de Educação do município.