Luiz Henrique Alochio e Alexandre Nogueira Alves integram a lista sêxtupla definida pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil
Em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (27), o Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) definiu os nomes da lista sêxtupla constitucional para o Tribunal Federal Regional da 2ª Região (TRF-2), que tem jurisdição sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Dois advogados do Espírito Santo estão no páreo: Luiz Henrique Alochio (27 votos) e Alexandre Nogueira Alves (25 votos). Também compõem a lista: Bruno Barata (27 votos), Sheila Mayra Lustoza (26 votos), Cláudia Corrêa (24 votos) e Rafael Alves (24 votos). O ofício com a lista será encaminhado ainda nesta semana ao TRF-2.
A vaga para a qual os indicados concorrem é referente ao Edital 9/2023, em razão da aposentadoria do desembargador Paulo Espírito Santo.
Os candidatos responderam a respeito de temas como a importância da renovação da composição dos tribunais por meio do quinto constitucional; segurança jurídica; inteligência artificial; prerrogativas às advogadas gestantes, lactantes e adotantes; paridade de armas; e criminalização das prerrogativas da advocacia, além do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero do CNJ e da Lei 14.365/2022, entre outros.
Durante a sessão, cada um dos 16 candidatos teve três minutos para uma apresentação pessoal, em ordem definida por sorteio. Em seguida, foram sabatinados, etapa na qual dispuseram também de três minutos cada.
Votaram as 27 bancadas. A Comissão de Apuração foi composta pelos conselheiros José Augusto Noronha e Iane Teles.
O TRF-2 é composto por 33 desembargadores, entre eles o capixaba Macário Ramos Júdice Neto, que antes de integrar a Corte foi juiz federal, ou seja, não veio da advocacia,