Segundo dados da Sesp, foram 433 assassinatos de janeiro e junho, contra 514 no mesmo recorte temporal do ano passado
O Espírito Santo fechou o primeiro semestre de 2024, que compreende os meses de janeiro a junho, com o menor número de homicídios dos últimos 28 anos. Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram 433 assassinatos registrados nos municípios capixabas.
Os detalhes foram divulgados nesta segunda-feira (1º) e também demonstram que, em relação ao semestre do ano anterior, a redução foi de 15,8%, quando foram registrados 514 no mesmo período de 2023.
Durante os meses de janeiro a junho, foi registrada uma redução nos números de homicídios em todas as regiões capixabas. Confira os dados:
Entretanto, esse índice é 8,9% menor do que o mesmo período do ano passado, quando foram apontados 236 mortes. E sendo, assim como no Estado, o menor número de assassinatos desde 1996.
O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, destacou que, mesmo com os resultados apresentados, não há o que "ser comemorado", enquanto existir um homicídio no Estado.
"Enquanto tivermos uma pessoa perdendo a vida de forma violenta, significa que a segurança pública tem muito trabalho a fazer. Mas os números indicam que o trabalho está no caminho certo. Fechamos com o melhor resultado de todos os meses desde 1996", disse o secretário.
Já na região Norte do Espírito Santo foram registrados entre os meses de janeiro a junho, 83 homicídios, o que representa uma diminuição de 25,9% em relação ao ano anterior, quando aconteceram 112 mortes.
E na região Serrana foram registrados 20 homicídios nos seis primeiros meses do ano. O número compreende a diminuição de 35,5% em relação ao ano anterior, quando aconteceram 31 homicídios.
"Temos que agradecer muito e elogiar nossos policiais, que têm feito um trabalho incrível de prisão de lideranças criminosas, além de combate diário e ostensivo às organizações envolvidas no tráfico de drogas", destacou Ricas.
"Isso é fruto de um trabalho articulado, conduzido pelo governador Renato Casagrande, extremamente bem executado pelas nossas forças policiais, com iniciativas robustas de proteção a pessoas em vulnerabilidade social e que está, claramente, atingindo resultados importantes", pontuou.