Política Novo parlamentar

Julio Mendel é empossado deputado estadual

Novo parlamentar assume a vaga aberta com a licença de João Coser

Por Regional ES

09/07/2024 às 06:29:03 - Atualizado h√°
Mendel lembrou trajetória e se comprometeu a desenvolver mandato coletivo, voltado para o social / Foto: Ellen Campanharo

Continuidade ao trabalho na defesa dos interesses da agricultura familiar e atenção às demandas das comunidades mais carentes do campo, entre elas as compostas por quilombolas, indígenas e ribeirinhos. Essa é a principal bandeira de mandato do mais novo deputado estadual Julio Cezar Mendel (Julio da Fetaes), do PT, que tomou posse nesta segunda-feira (8) em ato solene comandado pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Santos.

Ele assumiu em virtude da ocorr√™ncia de vaga prevista no artigo 305, incisos 2 e 3 do Regimento Interno (RI) – no caso específico em decorr√™ncia do pedido de afastamento do correligion√°rio João Coser, por 120 dias, das atividades parlamentares. Julio Mendel ocupa a primeira supl√™ncia na Federação formada pelo PT/PV/PCdoB, haja vista ter conseguido quase 12 mil votos no pleito passado.

DIVINO SABOR

Trajetória

Ao falar de sua história, Mendel citou que enfrentou grandes batalhas desde criança j√° que, com poucos meses de vida, os médicos chegaram a achar que ele não vingaria devido a v√°rios problemas de saúde.

O parlamentar agradeceu aos pais, esposa e filhas, sem os quais, enfatizou, não teria chegado onde chegou, não só ocupando mandato na Ales, mas atuando por v√°rias décadas em entidades de trabalhadores rurais.

Lembrou a trajetória como presidente no sindicato de Jerônimo Monteiro, sua cidade natal, e na Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetaes). "Hoje é um dia muito especial para mim e minha família, e este sonho de exercer mandato é um sonho sonhado por muitos que acreditam na política séria, voltada principalmente para os que mais necessitam", afirmou.

Marcelo Santos registrou a alegria de ter Julio Mendel como o mais novo integrante do Parlamento estadual e disse que a história do parlamentar empossado fala por si só, j√° que sua luta em prol dos trabalhadores rurais é reconhecida em todo o Espírito Santo.

"Registro, também, a importância do número de pessoas (se dirigindo à galeria do plen√°rio) que saíram de seus lares, deixaram os seus afazeres para prestigiar a sua posse, um legítimo representante da agricultura familiar", acrescentou o presidente, lembrando ainda da relevância da presença de procuradores federais e do senador Fabiano Contarato, que também discursou enaltecendo o currículo de Julio.


Comenda


Após a posse, e j√° na condição de parlamentar em exercício de mandato, Julio Mendel recebeu de Marcelo Santos a Comenda da Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau grã cruz – a mais alta honraria da Casa.

Criada pela Resolução 1.390/84, a homenagem é prestada a todos que assumem mandato de deputado estadual e a personalidades e instituições que a juízo da Mesa se distinguem pela notoriedade no saber, cultura e por serviços de relevância prestados à sociedade capixaba.

Perfil

Da comunidade rural Andorinha, no município de Jerônimo Monteiro, Julio Mendel nasceu em família de pequenos agricultores e desde pequeno se envolveu nesse tipo de atividade.

Assumiu a frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jerônimo Monteiro em 1998, aos 18 anos de idade, ficando por dois mandatos no cargo.
Em 2005 se tornou diretor da federação que representa os trabalhadores rurais no estado, a Fetaes, sendo eleito presidente posteriormente por tr√™s mandatos.

É pós-graduado em geografia e educação ambiental. Em 2022, disputou pela primeira vez mandato na política concorrendo ao cargo de deputado estadual, conquistando a primeira supl√™ncia da coligação PT/PV/PCdoB/ com quase 12 mil votos.

Fonte: Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES