Política Colatina ES

Futura: veja todos os cenários e quem lidera as intenções de voto em Colatina

Foram ouvidos 400 entrevistas, entre 27 de junho e 1 de julho. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%

Por Regional ES

11/07/2024 às 09:19:55 - Atualizado h√°
Arte: Folha Vitória

A primeira rodada de pesquisas pré-eleitorais de Colatina, realizada pela Futura no projeto
100% Cidades e divulgada nesta quinta-feira (11), aponta vantagem para dois pré-candidatos, que aparecem tecnicamente empatados na pesquisa espontânea: o atual prefeito Guerino Balestrassi (MDB) e o administrador Renzo Vasconcellos (PSD).

DIVINO SABOR

Na pesquisa espontânea, Balestrassi aparece com 22,2% das intenções de voto, contra 17,6% de Renzo. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.

Na sequ√™ncia, o ex-prefeito Sérgio Meneguelli (Republicanos) pontua em 6,2%, enquanto Luciano Merlo (PL) e Vinicius Bragatto (Novo) chegam a 3,9%.

Na pesquisa espontânea, os eleitores que preferem votar em ninguém, em branco ou nulo são 6,7%. O percentual de quem não sabe, não respondeu ou se declarou indeciso est√° em 38,7%. Outros candidatos que não pontuaram somaram, juntos, 0,7% das menções.


1¬ļ turno: pesquisa estimulada para prefeito de Colatina

Nos cen√°rios estimulados, a vantagem do atual prefeito desaparece. O ex-prefeito Sérgio Meneguelli (Republicanos) lidera nos quatro cen√°rios em que aparece como potencial candidato.

Em um primeiro cen√°rio, Meneguelli lidera com 30,8% das intenções de voto. Renzo Vasconcellos faz 25,1%. O atual prefeito conquista 22,6% dos eleitores. Na sequ√™ncia, Vinícius Bragatto aparece com 7,1%, Luciano Merlo com 4,5%, Renata Marquesini (PSOL) faz 0,7% e Genivaldo Lievore (PT) tem 0,6% do eleitorado.


Brancos e nulos são 1,6% e os indecisos chegam a 7,1%.


Em outro cen√°rio, Meneguelli faz 31,4%, à frente de Renzo e Guerino, tecnicamente empatados na margem de erro. com 24,9% e 23,9%, respectivamente. Depois, vem Vinícius Bragatto (5,7%), Luciano Merlo (4,5%) e Renata Marquesini (1,0%).

Brancos e nulos somam 1,8% e os eleitores indecisos ou que preferiram não responder são
6,7%.


No cen√°rio sem Sérgio Meneguelli, o primeiro lugar fica com o candidato apoiado por seu partido, Renzo Vasconcellos, com 36,4% da prefer√™ncia do eleitorado. Na sequ√™ncia, vem Guerino Balestrassi com 31,8%.

Vinícius Bragatto (10,6%) e Luciano Merlo (7,1%) também tem um aumento nas intenções de voto nesse cen√°rio. Na lanterna, Renata Marquesini (1,3%) e Genivaldo Lievori (0,7%) juntos somam 2%.

Os eleitores que não sabem, não responderam ou estão indecisos são 6,4%, os que preferem votar branco ou nulo são 5,8%.


No quarto cen√°rio, sem Luciano Merlo, Sérgio Meneguelli lidera com 31% das intenções de voto, seguido de Renzo com 26,2%. Muito perto de Renzo, o prefeito Guerino fica com 24,7% da prefer√™ncia. Vinícius Bragatto alcança 7,9% da população, e Genivaldo Lievore e Renata Marquesini ficam cada um com 0,7%.

Brancos e Nulos são 4,2% nesse cen√°rio, e os indecisos ou que preferiram não responder são 4,6%.


No quinto cen√°rio, Meneguelli alcança 33%, seguido novamente de Renzo Vasconcellos (28%) e Guerino Balestrassi (24,9%). Luciano Merlo fica com 6,2%, enquanto Renata Marquesini faz 0,6% e Genivaldo Lievore faz 0,3%.

Os votos brancos e nulos são escolha de 2,4% do eleitorado nesse cen√°rio, enquanto os indecisos ou que preferiram não responder pontuam em 4,6%.


Rejeição: candidato que não votaria

Ao serem apresentados os mesmos sete possíveis candidatos da pesquisa estimulada, os eleitores de Colatina puderam dizer em qual candidato não votariam em hipótese alguma.

Nesse cen√°rio, o mais rejeitado é o atual prefeito, Guerino Balestrassi, com 32,7%. Em segundo lugar, o petista Genivaldo Lievori tem 28,6% da aversão do eleitorado. Ele é seguido de tr√™s candidatos praticamente empatados, o bolsonarista Luciano Merlo (19%), a candidata do Psol, Renata Marquesini (18,5%), e o ex-deputado Renzo Vasconcellos (17,4%).

Os menos rejeitados são o ex-prefeito Sérgio Meneguelli e o pré-candidato do Novo, Vinícius Bragatto, com 14,3% e 14,1% de rejeição, respectivamente.

Apenas 0,3% dos eleitores rejeitam todos os candidatos, enquanto 11,2% não rejeitam ninguém. Os que não sabem ou não responderam totalizam 7,1%.


Como os eleitores se informam

Os eleitores também foram questionados sobre como se informam em tempos de eleição. 30,1% dos colatinenses entrevistados respondeu que se informa pelas redes socias. A TV foi a escolha de 28,2%. Conversas com amigos e parentes é a prefer√™ncia de 18,9% do eleitorado, enquanto sites de notícias alcançam 18%. O r√°dio é fonte para 2,9%, enquanto os jornais impressos alcançam 1,7%.

Outras fontes de informação foram escolhidas por 12,4% do eleitorado, e os que não sabem ou não quiseram responder formam 14,6% dos entrevistados.


Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 27 de junho e 1 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-06246/2024.

Fonte: Folha Vitória
Comunicar erro
Regional ES

© 2024 Regional ES - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Regional ES